Qual a diferença entre um auto center e uma oficina?
postado em 06/05/2022

A maioria das pessoas desconhece as diferenças entre auto center e oficina. A verdade é que ambos os estabelecimentos podem prestar serviços distintos. Conhecer a diferença dos serviços de um auto center e de uma oficina pode ser decisivo na hora de realizar a manutenção do veículo. Para facilitar o entendimento, elaboramos esse artigo com as principais diferenças entre auto center e oficina. Daí ficará mais fácil definir o melhor estabelecimento para cuidar dos processos de manutenção preventiva e corretiva do seu carro. Aproveite a leitura! 😊    

O que é uma oficina?

  Mecânico trocando o óleo de um carro.   Antigamente, o conceito de oficina era referente ao local para a manutenção de veículos. A ideia da oficina era um ambiente cheio de ferramentas, graxas, basicamente um local puramente de trabalho. Não havia preocupação com a aparência nem mesmo com a preservação do meio ambiente com processos de descarte de resíduos. O cliente chegava à oficina muitas vezes por indicação, então não havia preocupação com questões de marketing nem atendimento ao cliente. Outro ponto era que a maioria dos profissionais aprendia os processos de manutenção na prática, principalmente em relação a cada modelo de veículo. Esse conceito mudou para os dias atuais. Além da modernização dos processos de manutenção com equipamentos facilitadores, os profissionais são muito mais preparados, com cursos e treinamentos em determinada área da mecânica. Com a procura dos serviços também por mulheres, as oficinas mudaram a questão do ambiente, sendo mais limpas e organizadas. Também se passou a valorizar o atendimento ao cliente, com controles informatizados que permitem um tratamento diferenciado. Isso também influenciou as questões de marketing, já que a concorrência se tornou mais acirrada. Com essa mudança de conceito, a oficina passou a ser subdividida em 3 categorias: oficina convencional, multimarcas e especializada.  

Oficina convencional

A oficina mecânica é o estabelecimento responsável pela manutenção corretiva e preventiva de veículos. Os serviços da oficina mecânica vão desde a troca de óleo como substituição de peças. Vale lembrar que ainda é preciso verificar a credibilidade e as referências da oficina, uma vez que, como em diversos setores, podem trabalhar profissionais que não primam pela ética e um serviço de qualidade.  

Oficina multimarca

A oficina multimarca se caracteriza pela prestação de serviços de manutenção e revisão destinados a veículos de diversas modelos e marcas de veículos. O intuito é que a oficina multimarca venha substituir o atendimento das concessionárias, que geralmente oferecem um serviço mais caro por ser autorizada. Uma das vantagens da oficina multimarca é que ela também trabalha com peças originais fornecidas pelos fabricantes. Isso facilita a prestação de serviço e a confiabilidade do uso de uma peça original, o que pode não ocorrer em uma oficina mecânica convencional.  

Oficina especializada

Como o nome sugere, a oficina especializada atende determinada marca. Com isso, o serviço fica muito mais personalizado e de maior qualidade, já que o atendimento é direcionado para a marca do veículo. Para o cliente existe uma garantia maior de qualidade, já que a oficina especializada saberá como resolver qualquer problema que o veículo possa apresentar. Porém, por ser um serviço especializado, o valor pode ser mais elevado em relação a uma oficina comum.  Em contrapartida, o cliente poderá contar com um serviço de alta qualidade e que será realizado somente uma vez.    

Que é um auto center?

  Mecânico fazendo manutenção em um veículo dentro de um auto center   O auto center é um estabelecimento que tem como objetivo a solução de diversos tipos de problemas automotivos, contando com profissionais e equipamentos com altos padrões de qualidade. Os profissionais que atuam em um auto center possuem formação específica para sua função e são capazes de identificar e solucionar problemas com precisão e eficiência. Também chamado centro automotivo, o auto center possui uma estrutura diferente das oficinas comuns, possuindo equipamentos inovadores que podem oferecer um atendimento muito mais amplo. Geralmente é reconhecido pela qualidade de seus serviços. Um auto center é o local em que o proprietário do veículo busca ajuda para a solução de problemas desconhecidos.    

O que difere um auto center de uma oficina?

  Apesar da prestação de serviços similares, o auto center é mais procurado para a realização de revisões e manutenções programadas. As oficinas são geralmente procuradas para serviços mais sucintos, como revisões mais rápidas, troca de pneus e óleo e demais serviços realizados de forma mais agilizada. Em resumo, enquanto as oficinas tratam de problemas que ocorrem no dia a dia, o auto center é o local para uma revisão ou manutenção mais complexa. É importante lembrar que um auto center pode prestar serviços de uma oficina, podendo ser considerado como tal. Já nem toda oficina pode ser considerada um auto center, muitas vezes por não prestar serviços de maior complexidade. Quando o proprietário de veículos não possui uma oficina de confiança, o ideal é buscar a ajuda de um auto center. Principalmente se o carro precisar de um check up completo. Problemas cotidianos, como ajustes ou troca de óleo, podem ser realizados por uma oficina. Vale lembrar que é preciso avaliar a credibilidade da oficina para que o serviço seja eficiente. Entender a diferença entre auto center e oficina garante ao proprietário a oportunidade de buscar os melhores serviços para o seu veículo e atender exatamente ao que precisa. Seja os serviços de auto center ou oficina, é importante verificar sempre a credibilidade e recomendações do estabelecimento. Essa pesquisa sobre o prestador de serviço é fundamental para garantir um serviço automotivo de qualidade.    

FVA é especialista no atendimento a auto center

  A FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos que atende auto center, borracharias e truck center localizados em todo o território nacional. Com um amplo estoque de produtos fabricados por empresas de renome, a FVA garante qualidade e eficiência para que o estabelecimento possa realizar a prestação de seus serviços de maneira otimizada e com altos padrões de qualidade. Quando montar o seu auto center ou borracharia, não deixe de conhecer as soluções da FVA.   Esse conteúdo foi útil para você? Diga o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias do universo automotivo. Até a próxima!