Ferramentas para borracharia: tudo o que um borracheiro precisa saber!
postado em 17/01/2022

As ferramentas para borracharia são fundamentais para realizar a prestação de serviços de forma rápida, segura e eficiente. Uma dúvida muito frequente ao montar uma borracharia é justamente quais tipos de ferramentas adquirir. Pode ocorrer de faltar algum utensílio fundamental ou realizar a compra de algo que não será utilizado. Se você pretende abrir uma borracharia e tem dúvidas sobre quais ferramentas precisa ter em estoque, então acompanhe esse artigo que traremos uma lista das principais ferramentas que uma borracharia precisa para realizar um bom trabalho. Continue sua leitura!  

O que é necessário para adquirir ferramentas para borracharia?

A borracharia é não mais do que uma pequena oficina destinada ao reparo de produtos pneumáticos. Seja para manutenção de veículos grandes, automóveis, motos, bicicletas ou demais veículos sobre rodas, a borracharia é, sem dúvida, um negócio bastante lucrativo. Ao elaborar o plano de negócios para montar uma borracharia é importante também relacionar os equipamentos e ferramentas que serão utilizados na prestação de serviços. Quando essas ferramentas não são listadas, pode ocorrer a compra de algum equipamento que não é necessário ou a falta de um item indispensável para a operação. A consequência disso é um desequilíbrio no orçamento e atrasos para a inauguração ou em serviços já em andamento. Para evitar esse tipo de problema é importante selecionar as ferramentas para borracharia que serão fundamentais para os trabalhos de reparo. Outras ferramentas menos utilizadas podem ser adquiridas com o tempo. A partir do próximo parágrafo você poderá conhecer as principais ferramentas que uma borracharia necessita para iniciar sua operação. Se está criando um plano de negócios para esse segmento, então esse artigo te ajudará nessa fase no planejamento.  

Principais ferramentas para borracharia

Quando se inicia a lista de compras para a borracharia, é comum ter dúvidas sobre quais ferramentas são necessárias e quais podem ser adquiridas posteriormente.  Continue sua leitura e veja quais são as ferramentas para borracharia indispensáveis para a realização de um bom trabalho.   

1 - Macaco hidráulico

Apesar de serem muito utilizados em oficinas mecânicas, as borracharias também precisam do macaco hidráulico para realizar a elevação dos veículos e retirada dos pneus. No mercado é possível adquirir macacos hidráulicos dos tipos garrafa e jacaré. A diferença entre eles é que o macaco parecido com garrafa é indicado para veículos pesados, como caminhões e máquinas agrícolas. Já o macaco tipo jacaré é utilizado para automóveis comuns.  Antes da aquisição desse tipo de ferramenta é importante definir o público alvo da borracharia para não realizar a aquisição de um equipamento desnecessário para o tipo de operação.

2 - Calibrador e compressor de ar

Outras ferramentas para borracharia de grande importância são o compressor de ar e o calibrador de pneus. A calibragem de pneus é um dos serviços mais procurados, portanto é fundamental ter uma ferramenta que controle a quantidade adequada para cada pneu. O compressor de ar trabalha com o calibrador e o ideal é que tenha capacidade mínima de 100 litros e potência de 210 peshp para carros. Já para veículos pesados como caminhões e ônibus o indicado é um compressor com no mínimo 175 litros e potência de 20 pes.

3 - Vulcanizadora de câmara de ar

A vulcanizadora é outra ferramenta para borracharia que integra o rol de equipamentos.  Sua principal função é aquecer e pressionar a área da câmara de ar que será consertada. Afinal, os serviços de borracharia contemplam reparos nos pneus e também nas câmaras. Para trabalhar com a vulcanizadora são necessários alguns materiais, como lixa, cola vulcanizadora, vulcanite e reforços de borracha.

4 - Balanceadora de rodas

A principal função dessa ferramenta é equilibrar o conjunto de pneus do veículo, mantendo o veículo alinhado e estável para entrar em movimento. Por sua importância, a balanceadora também é uma ferramenta para borracharia fundamental para os serviços prestados.  

5 - Parafusadeira de impacto

Trabalhar com esse tipo de ferramenta otimiza bastante os trabalhos da borracharia. A parafusadeira de impacto é ideal para realizar a colocação ou remoção de parafusos e porcas em veículos, facilitando o manuseio das rodas e pneus.  

6 - Regulador e lubrificador

Essa ferramenta para borracharia possui a função de filtrar o ar do compressor e prover a lubrificação da máquina. Além disso, o regulador e lubrificador também permite o controle da saída de ar e o controle da pressão, elimina o excesso de umidade que pode danificar o aparelho, gerando economia energia e potencializando o uso do compressor.  

7 - Chave desforcímetro

O desforcímetro é muito utilizado em borracharias na montagem e desmontável de pneus de grande porte. Ele possui um mecanismo formado por engrenagens que minimiza o esforço e facilita a colocação e remoção de porcas e parafusos na troca dos pneus.  

8 - Lixadeira angularRetifica

A lixadeira retifica é bastante utilizada para promover um acabamento uniforme em metais de forma otimizada.  Por ser uma ferramenta que facilita os trabalhos da borracharia é considerada de suma importância para a operação.  

9 - Lixadeira angular

Outra ferramenta muito utilizada por borracharias e oficinas mecânicas é a catraca pneumática.  Com ela é possível acessar locais de difícil acesso para a remoção e instalação de porcas e parafusos.  

10 - Ferramentas de bancada

Além dos equipamentos, a borracharia também necessita de ferramentas para uso manual e aquelas que integram as bancadas de trabalho, como esmeril e morsa. Ferramentas de pequeno porte também fazem parte da rotina da barreira, sendo importantes para trabalhos manuais. Dentre as principais ferramentas, podemos destacar:
  • Chave de roda.
  • Tarraxas.
  • Bicos de encher.
  • Calibrador manual.
  • Bicos de limpeza.
  • Ajustador de talão (veículos pesados).
  • Espátulas.
  • Cabo de força.
  • Martelo.
  • Marreta.
  • Aplicador de Refil.
  • Rodilho.
  • Facas.
  • Tesouras.
  • Mangueira de ar.
  • Alicate.
  • Escovas.
  • Soquetes.
  • Abraçadeiras, dentre outras.
  Essa é uma lista das ferramentas básicas para iniciar os trabalhos de uma borracharia. É importante ressaltar que além de conhecer os equipamentos necessários, é importante escolher trabalhar com um fornecedor que garanta a qualidade de seus produtos. Uma ferramenta para borracharia de qualidade e procedência facilita bastante a prestação de serviços, otimizando a operação e garantindo a realização de um número maior de tarefas em menor tempo.  Agora que você conhece as ferramentas para borracharia mais importantes para o seu negócio, consulte os produtos da FVA.  

Ferramentas para borracharia é com a FVA!

Com quase 20 anos de experiência no mercado, a FVA é o local ideal para se adquirir ferramentas para borracharia. A FVA conta com um amplo estoque de equipamentos e ferramentas desenvolvidas com altos padrões de qualidade e que vão facilitar seus trabalhos de borracharia. Venha conhecer a FVA e adquira as melhores ferramentas para borracharia do mercado.   O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais. Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas como essa. Até a próxima! ;)