Um guia rápido de como montar uma borracharia!
postado em 28/01/2022

Entrar no mercado de borracharia está na lista de quem quer empreender em algo. E considerando que o Brasil possui vários quilômetros de estradas, esse segmento pode ser bastante promissor. Além da expertise no ramo de borracharia é importante entender suas particularidades para realizar a montagem de um negócio eficiente e uma gestão que garanta lucratividade. No artigo de hoje abordaremos os pontos de atenção para se montar uma borracharia de sucesso e entrar em um segmento de mercado que é de primeira necessidade para usuários de veículos. Boa leitura!  

O que é uma borracharia?

Uma borracharia é uma oficina de pequeno porte destinada à venda ou reparo de pneus em geral. Os serviços básicos de uma borracharia são conserto e troca de pneus que apresentam avarias ou defeitos. Algumas borracharias incrementam seu rol de serviços prestados, oferecendo alinhamento, balanceamento e calibragem.  A vantagem de oferecer serviços diversificados é a possibilidade de atender os clientes de uma forma abrangente. Isso gera maior valor e credibilidade ao estabelecimento como também maior lucratividade com a oferta de outros tipos de serviços agregados. Apesar de parecer um negócio simples, é importante elaborar um plano de negócios que contemple o mapeamento de todas as características, necessidades físicas e de gestão para montar uma borracharia que gere lucro e possa alcançar referência de mercado com uma prestação de serviços de qualidade. A partir do próximo parágrafo, você saberá o que é necessário para montar uma borracharia eficiente e lucrativa. Continue sua leitura!  

Como montar uma borracharia?

O primeiro passo para iniciar a abertura de uma borracharia é elaborar um plano de negócios. Esse é um documento que servirá como um norteador para a execução das atividades do projeto, visto que irá contemplar todos os pontos importantes inerentes ao negócio.  Esse plano terá pontos relevantes que vão facilitar a montagem da borracharia e ainda disponibilizar uma previsão de custos e lucros. A seguir, pontuamos os tópicos importantes do plano de negócio que facilitará a abertura da sua borracharia.  

Mercado

Realizar um estudo detalhado do negócio é importante para prever a lucratividade do negócio. A princípio, os clientes que buscam os serviços de borracharia são os que necessitam a troca do pneu, ou reparos em geral como furos, balanceamentos, geometria e calibragem. Porém, com o número de borracharias presentes no mercado, vale a pena estudar as dores desses clientes para se destacar da concorrência, oferecendo um serviço direcionado para a solução de problemas.  

Localização

Um dos pontos importantes ao montar uma borracharia é a escolha do local. Trabalhar em locais onde existe um grande tráfego de pessoas e veículos, como vias de acesso rápido ou próximo a estradas que possuem grande circulação de veículos é o ideal para garantir uma clientela fixa.  É preciso ter um espaço adequado para a realização dos trabalhos, além de locais apropriados para estocagem, equipamentos e atendimento ao cliente. É importante ressaltar que a iluminação do ambiente seja adequada para a realização eficiente dos serviços. No momento em que o ponto comercial é definido, vale consultar as legislações junto à prefeitura da cidade para verificar se o local pode ser utilizado para esse fim. Dessa forma, é possível evitar surpresas com inviabilidade do negócio no momento da emissão do alvará.  

Serviços prestados

Esse é um ponto importante na montagem da borracharia. Mapear os serviços que serão prestados pelo estabelecimento facilita a aquisição de equipamentos e ferramentas, sem riscos de desperdícios. Dentre os serviços prestados é importante definir se haverá a execução de serviços em localidades distantes do ponto comercial. Alguns tipos de veículos, como de carga e mais pesados, podem ter dificuldade de ir até a borracharia para reparo. Para tanto, manter uma estrutura móvel da borracharia para atender estes casos podem ser considerados diferenciais para o negócio.  

Ferramentas e equipamentos necessários

Como a localização é o ponto comercial definido, é o momento de listar e adquirir as ferramentas necessárias para a realização dos trabalhos de borracharia. Essa lista é importante para adquirir equipamentos de boa qualidade e aqueles que realmente serão utilizados durante a operação. Essa é uma forma de garantir ferramentas eficientes e com um ótimo custo benefício.  Abaixo segue uma lista dos principais equipamentos e ferramentas obrigatórios nos serviços da borracharia:
  • Compressor de ar.
  • Adaptador de motos para desmontadora.
  • Máquina vulcanizadora.
  • Máquina para desmontar pneus.
  • Macaco tipo jacaré.
  • Macaco Garrafa 20 Toneladas.
  • Agulha para remendos em pneus sem câmara.
  • Chave de impacto pneumático.
  • Esmeril com lixa de aço e pedra.
  • Calibrador.
  • Kit de Espátulas 
  • Ajustador de Talão
  • Lâmina para desmontar pneus.
  • Tanque de água.
  • Ferramentas como alicate, chave-inglesa, chaves de fenda, chave de roda, escova de aço, martelos de borracha e ferro, dentre outros.
 

Serviços prestados

Esse é um ponto importante na montagem da borracharia. Mapear os serviços que serão prestados pelo estabelecimento facilita a aquisição de equipamentos e ferramentas, sem riscos de desperdícios.  

Contratação de funcionários

Uma borracharia de pequeno porte pode exigir pelo menos dois funcionários, o borracheiro e um auxiliar. Alguns estabelecimentos maiores exigem não só mais especialistas, como também funcionários para atendimento ao cliente. Independente do tamanho da borracharia, é importante contratar funcionários com boa expertise no segmento e preparados para receber treinamentos específicos, caso seja necessário.  Oferecer um serviço de qualidade, realizado por profissionais que entendem do negócio e até auxiliam os clientes com informações relevantes, como, por exemplo, dicas para aumentar a vida útil de pneus, também são diferenciais que destacam a borracharia no mercado em relação a seus concorrentes.  

Legislação vigente

Apesar de ser uma atividade burocrática, regularizar a documentação da borracharia como empresa garante credibilidade ao estabelecimento e também a possibilidade de expansão e financiamentos para novos investimentos. Dentre as definições para a abertura da borracharia e emissão dos CNPJ e alvará de funcionamento, é necessário escolher:
  • Tipo de atividade (prestação de serviço, comércio ou indústria).
  • Natureza jurídica (se será empresário individual, sociedade, EIRELI, dentre outros).
  • Porte (MEI, ME, EPP).
Em alguns casos, optar pela contratação de um contador pode facilitar a abertura da empresa, permitindo a formalização do negócio conforme a legislação exigida para esse tipo de atividade.  

Divulgação do negócio

Para divulgar uma borracharia, é interessante fechar parcerias com oficinas mecânicas e postos de combustíveis para indicação de serviços. Trabalhar com outdoors e panfletagem em pontos estratégicos também são eficientes para atrair clientes. Outra estratégia interessante para atrair clientes é a oferta de preços especiais, combos de serviços ou serviços menores em caráter de cortesia na contratação de outros maiores.  Essas medidas podem deixar a borracharia conhecida e atrair até mesmo clientes de outras regiões que precisam de serviços preventivos. Mas é importante avaliar o que será oferecido para não comprometer o orçamento e fechar o mês no vermelho. Apesar de ser uma prestação de serviços relativamente simples, a montagem de uma borracharia exige planejamento e aquisições. Como qualquer empresa, elaborar um projeto detalhado garante a montagem de uma borracharia de alta eficiência e obter grandes lucros.  Uma ótima dica que deixamos é adquirir equipamentos e ferramentas para sua borracharia com a FVA.  

A FVA possui soluções completas para montar sua borracharia!

A FVA é uma empresa especializada em soluções automotivas e possui um segmento completo para atender todas as necessidades de uma borracharia. Com um amplo estoque de equipamentos e ferramentas de alta eficiência, a FVA oferece o que há de mais moderno para que sua borracharia preste um serviço de excelência. Para montar uma borracharia com altos padrões de qualidade, a solução é FVA.   Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais dicas que vão incrementar sua borracharia. Até a próxima!