Tabela de calibragem de pneus: por que é tão importante?
postado em 14/01/2022

Sabia que utilizar uma tabela de calibragem de pneus para o seu veículo é fundamental para garantir a segurança e aumentar a vida útil das rodas? A calibragem de pneus é uma ação importante e obrigatória para todo motorista. Porém, muitos proprietários de veículos possuem dúvida no momento de calibrar os pneus do carro e a quantidade de pressão para cada um. Para facilitar esse processo, desenvolvemos esse artigo para que você saiba consultar a tabela de calibragem de pneus e manter seu veículo seguro e com bom funcionamento. Quer saber mais? Então continue sua leitura.  

O que é calibragem de pneus?

A calibragem de pneus é um processo de ajuste da quantidade de ar presente em cada pneu. Cada pneu possui em seu interior o que chamamos pressão, que pode variar de acordo com o tamanho e modelo. Por ser um procedimento de suma importância, a calibragem de pneus é recomendada com a frequência de uma semana a 15 dias. Isso evita desgastes do veículo e mantém a estabilidade e segurança durante a direção. Outra vantagem da calibragem é evitar desgastes da suspensão e aumentar a aderência das rodas quando o veículo está em movimento em pistas molhadas. Para realizar a calibragem de pneus corretamente é importante consultar uma tabela específica, onde será possível identificar a pressão ideal para o tipo de pneu.  A partir do próximo parágrafo vamos falar sobre a tabela de calibragem de pneus e como realizar esse procedimento adequadamente para preservar o seu veículo.  

O que é a tabela de calibragem de pneus?

A tabela de calibragem de pneus é um guia que faz parte do manual do proprietário. Através dela é possível identificar qual a pressão ideal para cada tipo de pneu.  Entender a tabela de calibragem de pneus favorece a execução do processo e potencializa o desempenho do automóvel, além de gerar economia de combustível. Geralmente, na tabela de calibragem é comum apresentar códigos como 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31. Apesar de parecer complicado, não é difícil interpretar esse número. E para facilitar o entendimento, vamos explicar cada item:  
  • 175/70 R14:
Esse número corresponde à medida do pneu. 175 é a largura do pneu em milímetros. 75 é o percentual da altura da banda de rolagem em relação à largura, ou seja, o número 175. Logo entendemos que a altura de banda é 75% da largura de 175 mm.
  • R14:
O R corresponde a um pneu Radial. Já o número 14 demonstra o tamanho do aro da roda. O último grupo de números representa a calibragem. Seguindo o exemplo demonstrado temos:
  • 2.1:
Esse número indica a calibragem em BAR, um sistema de medida europeu.
  • 30:
É a equivalência do número 2.1 (calibragem em BAR) convertida no sistema de medida utilizado no Brasil, que é o PSI (pound per square inch).  Uma observação importante é a variação de 30 e 31 PSI. Isso porque os pneus dianteiros possuem uma pressão menor do que os traseiros. Portanto, na hora da calibragem é preciso verificar quantos PSI cada para de pneus necessita. Em resumo, podemos entender que o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 representa que o veículo utiliza pneus radiais de aro 14, possuindo 175 mm de largura e 70% da banda de rodagem (122,5 mm). Já a calibragem indicada é 30 PSI para os pneus dianteiros e 31 PSI para os traseiros. Agora que você sabe interpretar a tabela de calibragem de pneus que consta no seu manual do proprietário, entenda como efetuar o procedimento corretamente em seu veículo.  

Como efetuar a calibragem de pneus?

A tabela de calibragem de pneus é um guia que faz parte do manual do proprietário. Através dela é possível identificar qual a pressão ideal para cada tipo de pneu.  A calibragem dos pneus pode ser feita em uma borracharia ou posto de combustíveis que possuem um calibrador. Esses estabelecimentos precisam estar a menos e 2 km do local onde o veículo está, pois, o procedimento deve ser efetuado com os pneus frios. Com os dados fornecidos pela tabela de calibragem de pneus para o seu veículo, basta seguir as orientações abaixo:
  • No visor do calibrador, informe o número indicado para o seu veículo.
  • Remova a tampa da válvula do pneu que será calibrado.
  • Se a ponta do calibrador possuir trava, basta apertar para realizar o encaixe.
  • Conecte a mangueira do calibrador na válvula.
 
  • Quando a pressão chegar ao número ideal, o calibrador emitirá um alerta.
  • Desconecte o calibrador e coloque a tampa da válvula.
Um ponto importante na calibragem de pneus é não esquecer do estepe. Apesar de não utilizado, ele pode sofrer perda de pressão e precisa estar de acordo com os demais pneus, caso precise ser utilizado. Geralmente, os calibradores de pneus utilizam ar a comprimido, mas alguns motoristas preferem utilizar nitrogênio para esse processo. Apesar de ser um gás bem estável, mais durável e evitar a transferência de umidade para as rodas, a calibragem de pneus com nitrogênio é quase 10 vezes mais cara do que a convencional por ar comprimido, o que pode inviabilizar o uso.  

Benefícios de se fazer a calibragem de pneus regularmente

A tabela de calibragem de pneus é um guia que faz parte do manual do proprietário. Através dela é possível identificar qual a pressão ideal para cada tipo de pneu.  Manter a calibragem de pneus respeitando os parâmetros da tabela é fundamental para preservar os sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem. Quando o pneu possui baixa pressão, a rolagem das rodas é mais difícil. Logo o veículo gastará mais combustível para estar em movimento. Em contrapartida, se o pneu está com excesso de pressão, a aderência ao solo diminui, o que compromete a segurança do condutor e passageiros, aumentando a probabilidade de acidentes. Como explicamos ao longo do texto, tanto a leitura da tabela de calibragem como o processo são muito simples e podem não só aumentar a durabilidade do veículo como a segurança na direção. Uma sugestão que deixamos que você mantenha a calibragem do seu veículo em dia é deixar um lembrete para realizar o procedimento de forma semanal ou quinzenal. Uma vez que você identificar na tabela de calibragem de pneus do seu veículo a pressão adequada, é só buscar um local confiável para manter seu veículo seguro e com ótimo desempenho.

Equipamentos para calibragem de pneus é com a FVA!

A FVA é uma empresa que possui quase 20 anos de mercado, trabalhando com um grande estoque de produtos para borracharia e oficinas mecânicas. Na FVA é possível encontrar calibradores de alta precisão que vão proporcionar um ótimo atendimento ao cliente. Garanta os calibradores da FVA e auxilie seus clientes a manterem seus veículos de acordo com as indicações da tabela de calibragem de pneus fornecida pela montadora.   Gostou desse artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais dicas e novidades. Até a próxima!