Tabela de calibragem de pneus: entenda a calibragem ideal para cada tipo de pneu  
postado em 21/03/2022

A tabela de calibragem de pneus é uma ferramenta importante tanto para profissionais de borracharia como para proprietários de carros. Apesar de ser um procedimento simples, geralmente oferecido até mesmo em postos de combustíveis, realizar a calibragem correta dos pneus garante diversos benefícios, incluindo a segurança no trânsito. Continue conosco neste artigo e entenda a calibragem ideal para cada tipo de pneu e a importância de seguir a tabela de calibragem adequada. Aproveite sua leitura!

 

Por que é importante seguir a tabela de calibragem de pneus?

  Anteriormente, abordamos como utilizar a tabela de calibragem de pneus. Além de seguir as recomendações do fabricante, a calibragem é um procedimento que deve ser realizado semanalmente, ou pelo menos a cada quinze dias. Com a rodagem do carro em diversos tipos de pistas, a pressão interna do pneu se dissipa, deixando-o “murcho”. Manter os pneus nessa condição danifica os pneus e as rodas, além de comprometer a estabilidade do carro. Outro ponto é que pneus descalibrados perdem a aderência com o solo, retardando as frenagens bruscas. Em pistas molhadas, por exemplo, aumenta o risco de aquaplanagem e derrapagem, que podem ocasionar acidentes graves. Utilizar a tabela de calibragem de pneus melhora o desempenho do veículo, preserva seus componentes, incluindo pneus e rodas, economiza combustível e garante segurança na direção.  

A tabela de calibragem de pneus para cada tipo

  Cada tipo de pneus requer um tipo de calibragem distinta para garantir o funcionamento adequado e seguro. Geralmente, a tabela de calibragem de pneus pode ser encontrada no manual do proprietário do veículo, fornecido pelo fabricante. O tipo de terreno onde o veículo trafega, também deve ser considerado, uma vez que cada um exige o pneu de maneiras diferentes, o que influencia na calibragem.
  • Asfalto:

A calibragem de pneus para vias urbanas ou estradas deve ser realizada de acordo com as recomendações do fabricante. Daí a importância de consultar a tabela de calibragem de pneus.  
  • Estradas com lama e areia:

Esse tipo de terreno exige que a pressão dos pneus seja reduzida. É recomendado que a calibragem seja feita entre 20 a 22 Psi. Em casos de trilhas e esportes radicais, a calibragem deve ser de 18 Psi. A diminuição da pressão melhora a rodagem e o trabalho da suspensão e os amortecedores. Um ótimo exemplo para casos como esse é a calibragem da Amarok, da Volkswagen.  
  • Terreno com pedras:

Para rodar em estradas de pedra, a calibragem ideal é a recomendada pelo fabricante ou maior, uma vez que os pneus podem sofrer perfurações nas laterais. Após a prática de esportes nesses locais, é necessário ajustar a pressão para a indicada na tabela de calibragem de pneus.  
  • Estradas de terra:

Assim como em terrenos enlameados ou arenosos, a calibragem dos pneus também deve ser reduzida em estradas de terra para aderir melhor ao solo. Recomenda-se ajustar a pressão entre 20 e 22 Psi.   É importante observar que a calibragem de pneus para terrenos diferentes do asfalto deve ser reduzida. Para quem utiliza o veículo em esportes radicais ou trilhas, pode ser interessante adquirir um compressor de ar portátil para realizar a calibragem ideal para o tipo de solo. Realizar a calibragem de pneus fora dos padrões da tabela bem como a recomendação do fabricante pode comprometer o desempenho e a direção do veículo. Calibragem excessiva pode causar desgastes ou desregulamento de diversos componentes do veículo. Já a calibragem menor do que o recomendado diminui a estabilidade do carro, comprometendo a segurança do motorista, passageiros e do trânsito em geral, além de um consumo maior de combustível. Cada tipo pneu para veículos diversos possui regras de calibragem específicas. A referência é sempre a tabela de calibragem de pneus presente no manual do proprietário. A seguir, falaremos sobre a calibragem para os principais tipos de pneus.  

Automóveis

A calibragem de pneus de automóveis segue os mesmos procedimentos para estradas de asfalto e vias urbanas. Deve ser realizada de acordo com as recomendações da tabela de calibragem de pneus fornecida pelo fabricante.  

Motocicletas

A tabela de calibragem de pneus também é válida para os pneus de motocicletas, porém podem ocorrer variações de acordo com o modo de utilização. Se a moto é pilotada com passageiros ou cargas, essa informação é descrita no manual do proprietário. Em alguns casos, a calibragem do pneu dianteiro e do traseiro podem ser diferentes. Geralmente, para motos somente com o piloto, a calibragem fica entre 30 e 40 libras. Para veículos que carregam mais pesos, os pneus podem ser calibrados com 32 libras. Veículos utilizados em trilhas ou pistas de corrida exigem uma calibragem especial, que também é recomendada pelo fabricante.  

Bicicletas

Assim como as motocicletas e automóveis, as bicicletas também possuem tabela de calibragem fornecida pelo fabricante. É recomendado que a pressão dos pneus de bicicleta seja alta, para não alterar a força da fricção e tornar o pedalar mais difícil. A pressão utilizada comumente em bicicletas para asfalto pode ser de 45 a 120 Psi, mas isso pode variar de acordo com o modelo do pneu. Bicicletas MTC tradicionais já utilizam uma calibrada entre 35 e 65 Psi, equivalente a 2,5 a 4,5 bares.  

Tratores

Conforme a tabela de calibragem de pneus fornecida pelos fornecedores de tratores, a calibragem ideal para os pneus dianteiros varia entre 24 e 32 Psi. Esses valores aumentam a aderência dos pneus ao solo e aumenta a capacidade operacional do trator.  

Caminhões e demais veículos pesados

As montadoras de caminhões e veículos pesados fornecem o manual do proprietário com a tabela de calibragem de pneus adequada. Isso vale para todos os pneus do veículo, considerando sua posição. Em alguns modelos de veículos de grande porte, a tabela de calibragem de pneus pode apresentar variações considerando o tipo de viagem, curta ou longa, e o tipo de estrada, tanto asfalto como estradas de terra. Independente do tipo de veículo, dos mais leves aos mais pesados, seguir a recomendação da tabela de calibragem de pneus fornecida pelo fabricante potencializa o uso do veículo e promove mais segurança na condução do mesmo. Considerando os benefícios dos cuidados corretos do pneu a partir da tabela de calibragem de pneus, essa é uma ferramenta indispensável para dirigir com segurança e economia.    

FVA garante produtos para seguir corretamente a tabela de calibragem de pneus!

  Só na FVA você encontra um estoque completo de produtos que vão facilitar seguir as recomendações da tabela de calibragem de pneus. Não se esqueça, sempre siga as orientações do fabricante, assim você garante as condições adequadas para os pneus do seu veículo. Esse artigo te ajudou? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais notícias.   Até a próxima!