Saiba quando é indicado fazer a vulcanização em pneus
postado em 28/03/2022

Você já ouviu falar em vulcanização em pneus? Como já abordamos, os cuidados com os pneus são indispensáveis para manter a segurança e a estabilidade do veículo. Um desses cuidados é a calibragem de acordo com a tabela indicada por cada fabricante de pneus ou veículo. Todo motorista e proprietário de veículo já viveu, pelo menos uma vez, a necessidade de reparar os pneus, mesmo com todos os cuidados tomados. A vulcanização em pneus é um dos métodos aplicados para o conserto de pneus que tiveram um grande dano na sua estrutura. Para saber mais sobre o processo de vulcanização de pneus e quando ela é indicada, continue conosco neste artigo. Boa leitura!

 

O que é a vulcanização em pneus?

A vulcanização em pneus é um processo de reparo realizado em danos profundos, como rasgos e cortes. Uma curiosidade sobre a vulcanização em pneus é que o procedimento foi descoberto acidentalmente. Em 1839, Charles Goodyear derramou uma mistura de látex enxofre na superfície de um fogão quente. Como resultado, foi formada uma massa que não derreteu, mas demonstrou muito mais resistência do que o composto original. Por permitir o aproveitamento de todas as propriedades da borracha, a vulcanização acabou sendo adotada para o reparo de pneus e também em atividades industriais para a fabricação de pneus e câmaras de ar, que precisam potencializar a utilização da borracha em sua produção.  

Como é o processo de vulcanização em pneus?

Após a verificação do tipo, tamanho e localização do dano do pneu, a área passa por um processo de lixamento, tanto na parte interna como externa do local danificado. Em seguida, são aplicados uma cola especial e um laminado ou um manchão a quente, um reforço de borracha que aumenta a segurança do pneu. Além desses produtos, é aplicada vulcanite (borracha vulcanizadora) que potencializa a segurança do procedimento. Uma vez que os produtos foram aplicados, o pneu é encaminhado para a vulcanizadora e permanece por três horas, com uma hora para esquentar o pneu e duas horas para resfriamento antes de retirá-lo da máquina. Se o pneu não estiver totalmente resfriado, pode ocorrer perda de propriedades físicas originais. A vulcanizadora utiliza calor para realizar a união das moléculas de elastômero do pneu, ligando pontos a partir de ligações cruzadas. Caso o calor seja em excesso, pode ocorrer a separação dessas moléculas, reduzindo as propriedades da borracha. Basicamente, o processo de vulcanização é o descrito acima. Agora veremos quais os principais tipos de vulcanização de pneus utilizados nos processos de reparo.  

Os tipos de vulcanização em pneus

Como qualquer outro processo que possui evoluções das técnicas aplicadas, a vulcanização também sofreu atualizações que originaram tipos diferentes de executar o procedimento. Veja a seguir, os principais tipos de vulcanização utilizados no mercado e as características de cada um.  

Vulcanização com enxofre

Lembra-se que a vulcanização foi descoberta a partir de uma mistura de enxofre? Além de melhorar as propriedades da borracha natural, o látex, o enxofre acabou se tornando um dos elementos mais utilizados para borrachas. Com reações químicas entre os átomos de enxofre e as ligações de carbono presentes na borracha natural, é possível obter uma forma de rede tridimensional entre as moléculas da borracha vulcanizada. Em termos físicos, a vulcanização do enxofre permite que a borracha seja moldada, passando do estado plástico para elásticos. Tecnicamente, isso facilita o manuseio da borracha para o reparo de danos profundos no pneu e até mesmo para outros tipos de aplicações.  

Vulcanização com óxidos metálicos

Para esse tipo de vulcanização em  pneus, são utilizados óxidos metálicos como óxido de zinco ou magnésio. Esses compostos permitem pontes entre os óxidos e os átomos de carbono. Essa ligação é mais alta e superior em relação à ligação com o zinco. Um exemplo é a borracha de policloropreno, que possui alta resistência em relação a outros tipos de borrachas. Uma das vantagens dessa ligação é originar outros tipos de borrachas de alta eficiência, tanto para a vulcanização de pneus como para utilização em outros produtos.  

 Vulcanização com peróxidos orgânicos

Esse tipo de vulcanização utiliza borrachas saturadas, aquelas que não integram um grupo reativo capaz de formar reticulações. Uma particularidade dessa vulcanização é o peróxido não entrar na cadeia, formando radicais livres que se ligam aos carbonos, formando cadeias que diminuem a movimentação das moléculas. Utilizar esse tipo de vulcanização em pneus garante maior resistência dos pontos de reparo, mesmo em compressões em altas temperaturas, mantendo também boa flexibilidade quando em baixas temperaturas. A vulcanização com peróxido necessita de um tratamento após o processo, pois, como apresentam alta sensibilidade aos vulcanizadores, precisam de estabilização para completar o processo.  

Principais produtos utilizados a vulcanização em pneus

 

Manchão

O manchão possui um importante papel para a restauração do pneu. É um tipo de reparo que poderá ser aplicado até quando a parte danificada for mais profunda, como o rompimento da lona. Assim sendo, o objetivo do manchão é devolver resistência à estrutura do pneu, no local onde teve algum tipo de desgaste.
  • Manchão RAC: o manchão RAC foi desenvolvido para reparos em pneus radicais, pois tem reforço que garante mínima alteração do equilíbrio e muito flexibilidade, podendo assim acompanhar os movimentos desse tipo de pneu. É ideal para reforços com lona em regiões da banda de rolagem, ombros e laterais dos pneus.
Com o manchão RAC é possível utilizar o método a quente ou a frio.
  • Manchão VD: o manchão VD foi desenvolvido para reparos em pneus diagonais para danos na banda de rodagem e ombros. Sua fabricação acompanha o mesmo sentido das lonas da carcaça do pneu diagonal.
Com o manchão VD é possível utilizar o método a quente ou a frio.  

Borracha de ligação

A borracha de ligação para pneu é indicada para procedimentos de reforma a quente para preencher danos. Além disso, corrige irregularidades de pneus de lonas de nylon, poliéster ou rayon.  

Cola Vulk

A cola Vulk é ideal para aplicação de manchões e consertos de câmeras de ar no método a quente, ou seja, através do uso de autoclave e/ou prensa. É uma cola que possui resinas especiais que auxiliam na aderência e aceleradores que asseguram a vulcanização dos manchões.  

Vale a pena utilizar vulcanização em pneus?

Além da vulcanização em pneus, outros modos de reparos utilizados são o macarrão, muito comum, e o reparo a frio. Dentre esses modos existentes, a vulcanização em pneus, pode ser considerada o mais seguro e confiável. Outro ponto é poder ser utilizado para o reparo de grandes estragos, até mesmo quando o dano é considerado irreversível. Com a vulcanização, é possível a reutilização eficiente do pneu. Uma das vantagens da vulcanização em pneus é a economia para a compra de um jogo de pneus. Para quem se depara com pneus que precisam de reparos profundos e não tem condições para adquirir um novo jogo, a vulcanização é uma ótima solução. Estima-se que um processo de vulcanização em pneus custe de 20% a 30% do valor de um pneu novo. Por ser uma técnica simples e rápida, algumas borracharias costumam oferecer o serviço como cortesia, quando outros serviços são contratados. Como qualquer outro serviço de manutenção, é preciso ter cuidado ao contratar a vulcanização em pneus. Muitos estabelecimentos não oferecem o serviço ou até mesmo realizam outros procedimentos como se fosse a vulcanização. Um exemplo é o reparo do tipo macarrão, eficiente para pequenos danos, mas não é um reparo definitivo. Ao solicitar os serviços de vulcanização em pneus, é importante certificar que esse é o procedimento que será realmente realizado. A vulcanização em pneus é uma ótima solução para quem busca um reparo efetivo e de qualidade, com recuperação completa do pneu. Seguir as boas práticas de cuidados dos pneus, principalmente as recomendações do fabricante em relação à calibragem e vias de tráfego são fundamentais para aumentar a vida útil do jogo de pneus e evitar gastos com reparos, como a vulcanização em pneus. Sempre que for realizar a reparação em pneus, procure saber se a empresa que irá realizar este serviço fornece instrução e treinamento aos seus funcionários para aplicação da vulcanização, visto que o pneu é um item de segurança do seu veículo.  

Para realizar vulcanização em pneus em sua borracharia, fale com a FVA

Se você quer iniciar os serviços de vulcanização em pneus em sua borracharia, encontre tudo que precisa com a FVA. Com um amplo estoque de produtos, a FVA oferece vulcanizadoras para diversos tipos de pneus e um ferramental completo para você oferecer mais esse serviço em seu estabelecimento, além de uma linha completa de consertos para pneus e câmara de ar. Para realizar a vulcanização em pneus com eficiência, a solução é a FVA.   O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.   Até a próxima!