Os pneus são componentes importantes dos veículos, responsáveis pelo seu movimento na via. Cada tipo de pneu possui um aro específico que varia de acordo com o tipo de veículo e seu porte.

Para que você tenha maior entendimento sobre os tamanhos dos aros dos pneus, elaboramos este artigo para que você identifique corretamente as características dos pneus de um veículo.

Continue com a gente! 😊

 

O que são os aros dos pneus?

 

3d de um conjunto de aros de pneus, pneus e rodas

 

Os aros dos pneus é uma peça metálica acondicionada dentro do pneu para formar a roda do veículo.

Essa estrutura faz a conexão do pneu com o eixo de tração do motor, responsável por colocar o veículo em movimento.

Outra função dos aros dos pneus é fixar o eixo de movimentação, promovendo maior estabilidade e segurança do veículo na pista durante a direção.

Geralmente, os aros de pneus possuem tamanhos compatíveis com o diâmetro das rodas, variando entre si em torno de 3%.

Por isso, saber o tamanho do aro é fundamental para que o veículo tenha um bom desempenho durante a direção.

O uso de uma roda com aro incompatível com a roda pode colocar o veículo em risco, além dessa prática ser proibida.

 

 

Os tamanhos dos aros dos pneus

 

O tamanho dos aros dos pneus pode variar de acordo com o tipo e o modelo de veículo.

É comum que as montadoras disponibilizem as opções de aros que podem ser utilizados no modelo do veículo. Essas informações são fornecidas no manual do proprietário.

Para facilitar a identificação dos aros dos pneus, vamos explicar cada um considerando o tipo de veículo.

 

Veículos de pequeno e médio porte

Para veículos pequenos e médios, os aros de pneus podem variar de 12 até 15. Geralmente esses são os tamanhos mais utilizados para carros médios.

É importante lembrar que os aros podem se diferenciar entre si de acordo com o fabricante, como sulcos e o próprio processo de fabricação.

Essas diferenças podem influenciar no desempenho do veículo, porém, todos os modelos são compatíveis para a utilização diária em vias urbanas.

Pneus que possuem aro nos tamanhos citados apresentam menor ruído e mais conforto ao condutor no momento da direção.

Em caso de trafegar em estradas com velocidade mais alta, os aros de pneus de menor tamanho podem não apresentar bom desempenho por serem mais estreitos.

 

Veículos esportivos e de alta performance

Veículos esportivos ou que possuem alta performance podem utilizar aros de pneus de 16 até 20.

Para esse tipo de veículo, os pneus são projetados para proporcionar maior aderência ao solo em caso de altas velocidades.

Os aros de pneus para veículos com essas características possuem maior diâmetro e largura, que são fundamentais para suportar um uso de mais intensidade, mantendo o veículo equilibrado e estável, principalmente em curvas.

 

Veículos utilitários, picapes e off-roads

Veículos de maior porte como utilitários, picapes ou off-roads, que trafegam em vias mais hostis, utilizam aros de pneus de 20 até 22.

Aros que apresentam esses tamanhos possuem sulcos e simetria diferenciada para poder rodar em solo com presença de lama e pedra.

Esses modelos de pneus são mais resistentes e projetados para o tráfego em solos mais adversos.

 

 

Importância da utilização dos tamanhos corretos de aros dos pneus

 

Utilizar o tamanho de aros de pneus compatível com o veículo é importante para garantir a segurança e estabilidade do veículo.

O tamanho da roda é fixo e o aro do pneu influencia diretamente na direção e também no sistema de freios, como os tipos ABS. Caso o veículo tenha comandos eletrônicos, o aro também atua nessas funções.

Especificamente o freio ABS, é formado por um sistema eletrônico que identifica o acionamento do freio e a velocidade do carro.

Quando o veículo está em uma velocidade acima do nível, o freio ABS é acionado e faz o envio de comandos para que a trava do freio seja liberada por alguns milissegundos.

Essa liberação impede que o pneu e aro não permaneçam travados, evitando que carro perca a estabilidade e patine na via.

Como o freio ABS atua na diminuição da velocidade sem que o veículo perca o controle, quando é usado tamanhos de aros de pneus incompatíveis, ele faz com que o ABS não funcione, o que pode resultar em acidentes graves.

 

 

Cuidados com os aros dos pneus

 

Além dos riscos da direção, o uso de aros de pneus de tamanhos inadequados provoca desgastes dos pneus e provocará menor aderência ao solo.

Logo, antes de realizar a aquisição dos pneus, é importante consultar o manual do proprietário para identificar o aro recomendado para o veículo.

Caso o veículo não possa manual, é interessante consultar um profissional especializado, que pode trabalhar na própria loja de pneus, para avaliar o carro e identificar o tamanho ideal dos aros de pneus para o carro.

Utilizar aros dos pneus compatíveis com o modelo e porte do veículo é fundamental para manter a segurança na direção e no trânsito.

Vale lembrar que as condições dos pneus influenciam diretamente na estabilidade e desempenho do veículo, bem como o consumo de combustível. Daí a importância da atenção também para a calibragem.

Quando os aros dos pneus são incompatíveis, o proprietário do veículo pode ter outros problemas, além da falta de segurança na rodagem.

Portanto, manter o veículo com os tamanhos de aros de pneus adequados também faz parte das obrigações e cuidados que são de responsabilidade do proprietário e condutor.

 

 

FVA garante soluções de alta performance para pneus

 

A FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos para auto center, truck center e borracharias, com atendimento em todo o Brasil.

Com um estoque completo de produtos fabricados pelas melhores empresas do mercado, a FVA também possui soluções de alta performance em pneus e protetores para câmaras de ar.

Fale com a FVA e adquira soluções de primeira linha para garantir o bom funcionamento dos aros dos pneus de seus clientes.

 

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias como esta.

Até a próxima!