Qual o melhor remendo para pneu sem câmara?
postado em 08/04/2022

Uma dúvida comum entre os proprietários de veículos é a utilização de remendo para pneu sem câmara. Muitas vezes é difícil selecionar a melhor opção. O reparo de pneus é uma prática muito comum nas borracharias. Para o proprietário do veículo, o conserto de pneus pode ser mais vantajoso do que a aquisição de um jogo novo. Mas é preciso que esse procedimento seja realizado não só por um profissional especializado como também com remendos de qualidade. No artigo de hoje falaremos sobre o pneu sem câmara e qual a melhor solução de remendo para um reparo eficaz e de durabilidade. Boa leitura!  

O que é o pneu sem câmara?

  Também chamado Tubless, o pneu sem câmara de ar é um modelo de pneu que utiliza uma camada interna chamada liner. O liner forma uma capa que garante a retenção do ar, dispensando a utilização da câmara de ar. Em caso de danos, o pneu sem câmara demora mais tempo para esvaziar do que o pneu com câmara. Isso viabiliza um tempo seguro ao motorista para buscar o reparo. Uma das vantagens do pneu sem câmara é a sua facilidade no momento da troca. Isso porque o talão e a área de contato do aro são mais amplos, facilitando a remoção e colocação do pneu sem que ocorra escape de ar. O pneu sem câmara é utilizado para diversos tipos de veículos, principalmente motocicletas. A segurança durante a pilotagem da moto é mais segura e o condutor é capaz de saber se o pneu está com um esvaziamento. No caso dos pneus com câmara em motos, o esvaziamento pode ocorrer de forma rápida, o que compromete a direção, principalmente se o condutor está em uma velocidade mais alta. Atualmente os pneus sem câmara vem ganhando espaço por sua praticidade e segurança durante a condução. Vale lembrar que qualquer veículo que opte pelo uso desse tipo de pneu precisa adequar as rodas, já que é necessário que sejam específicas para pneus sem câmara. Em relação ao reparo, é possível submetê-lo a processos eficientes para aumentar sua vida útil. É sobre isso que falaremos a seguir.

Conserto de pneus sem câmara

  Assim como os pneus com câmara, esse modelo de pneu também pode ser reparado. Mas é importante manter atenção em alguns cuidados. Primeiramente, se um corpo estranho é identificado no pneu, não é recomendada a retirada. O objeto cravado ao pneu vai garantir que o dano esteja vedado, com perda mínima de ar. Isso permite a busca em tempo hábil para o reparo. Trabalhar com uma borracharia de confiança também é fundamental para garantir que o remendo utilizado no conserto do pneu sem câmara seja eficiente. Alguns profissionais tendem a remover o objeto e aplicar o reparo tipo macarrão. Essa prática não resolve o problema da perda de ar e compromete ainda mais a segurança do veículo e vida útil do pneu. O ideal é utilizar remendo para pneu sem câmara desenvolvido com qualidade, além de um processo completo de reparo, que começa com a retirada do pneu para trabalhar na vedação efetiva. No mercado existem diversos tipos de remendos para pneu sem câmara. É importante ressaltar que a qualidade do remendo aplicado é essencial para garantir a boa performance do procedimento e aumentar a vida útil do pneu. A Vipal, empresa de referência na fabricação de reparos para pneus com e sem câmara, fornece uma linha de produtos com garantia de procedência e qualidade. Podem ser utilizados tanto para reparo a quente ou a frio.  

Reparos VF e VFP

O reparo VF e também o reparo VFP da Vipal são desenvolvidos para consertos de diversos modelos de pneus com e sem câmara de ar. Podem ser aplicados em um dano de 3, 6 e 8 mm, garantindo maior segurança ao pneu após o conserto e vedação total contra o escape de ar. O remendo para pneus sem câmara pode ser usado para o método a quente ou a frio.  

Reparo RT-3

O reparo RT-3 da Vipal é um produto de alta eficiência, indicado para pneus sem câmara. Geralmente esse tipo de remendo é aplicado em reparos de danos pequenos e pode ser utilizado para pneu sem câmara em automóveis e caminhonetes. O remendo para pneu sem câmara é um produto de fácil aplicação e pode ser usado também na vulcanização a frio, deixando o processo muito mais rápido. É conhecido como remendo azul, por possuir essa cor predominante.  

Como realizar a aplicação do remendo para pneu sem câmara?

  A aplicação do remendo para pneu sem câmara é um processo simples, mas deve ser realizado por um profissional experiente para garantir a eficiência do trabalho. Antes de aplicar o remendo, é importante que o profissional da borracharia remova o pneu da roda. Isso vai facilitar a manipulação adequada do pneu antes de receber o remendo.   Uma vez que o pneu sem câmara é removido da roda, são necessários os procedimentos abaixo:
  • Raspagem da área do dano, tanto na parte interna como externa do pneu. Pode ser utilizado um esmeril redondo.
  • Limpeza da área lixada para a remoção de quaisquer sujidades ou detritos que possam estar na superfície do pneu.
  • Aplicação do cimento vulcanizante no local. É interessante que o cimento seja aplicado na área equivalente ao tamanho do remendo.
  • Espere de 5 a 10 minutos para que o cimento vulcanizante seque.
  • Remoção do filme protetor do remendo para pneu sem câmara e colocação sobre o local já preparado com o cimento.
A aplicação do remendo pode ser efetuada com a ajuda de um rolete apropriado, uma vez que o reparo precisa ser pressionado em toda a área para aderir à superfície. Vale ressaltar que a utilização de produtos de qualidade, principalmente o remendo para pneu sem câmara, além de ser eficiente para o trabalho, permite que toda a mão de obra seja realizada de forma mais rápida e fácil. Para a operação diária de uma borracharia, otimizar a operação é fundamental para manter o dia mais produtivo e atender mais clientes. Para tanto, trabalhar com uma solução de remendo para pneus sem câmara que possa garantir essas características é uma grande vantagem competitiva para o negócio.  

Remendo para pneus sem câmara é com a FVA

  A FVA é uma empresa especializada em soluções automotivas e possui um segmento completo para atender todas as necessidades de uma borracharia. Com um amplo estoque de equipamentos, ferramentas e produtos de alta eficiência, a FVA oferece o que há de mais moderno para que sua borracharia preste um serviço de excelência. Quando precisar adquirir remendo para pneu sem câmara, a solução é FVA.   Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais dicas que vão incrementar sua borracharia. Até a próxima!