Pneus e câmaras de ar: como armazenar corretamente?
postado em 24/02/2022

O armazenamento de pneus e câmaras de ar é uma prática comum nas borracharias e até mesmo alguns condutores.  Mas o que muita gente desconhece é que existem métodos para armazenar pneus e câmaras de ar que aumentam a sua vida útil e evita dados, que podem ocorrer mesmo que o item não esteja em uso. No artigo de hoje falaremos da importância do armazenamento correto dos pneus e câmaras de ar e algumas dicas para preservar os itens em estoque. Aproveite a leitura!  

O que acontece quando pneus e câmaras de ar são armazenados inadequadamente?

Os pneus e câmaras e ar são itens importantes do veículo. Como já vimos anteriormente, os cuidados com a calibragem correta e os processos de montagem e desmontagem de pneus favorecem o bom funcionamento do automóvel e promovem mais segurança durante a direção.  Apesar de ainda não entrarem em uso, os pneus e câmaras de ar que ficarão armazenados precisam de um processo de estocagem correto. Quando esses itens são guardados de forma incorreta, diversos problemas podem danificá-los permanentemente, inviabilizando o uso.  Alguns dos problemas que ocorrem no armazenamento incorreto de pneus e câmaras de ar são:
  • Deformações dos pneus.
  • Ressecamento e rachaduras nas câmaras de ar.
  • Danos por produtos químicos ou ferramentas pontiagudas e cortantes.
  • Estragos das válvulas, dentre outros.
  • Caso o armazenamento seja em contato com chuva, aumenta a incidência de doenças por água parada, como a dengue.
Tanto para borracharias como condutores, os danos de pneus e câmaras de ar causam grandes prejuízos. No caso de borracharias, especificamente, o estoque comprometido resulta em menos serviços prestados e redução da receita.  É importante ressaltar que os cuidados no armazenamento de pneus e câmaras de ar valem para itens novos, recondicionados e que ainda sofrerão reparos. Essa medida também é válida para qualquer pneus e câmaras de ar de qualquer tipo, como os destinados a automóveis, motocicletas, caminhões, bicicleta e até mesmo pneus agrícolas. Quem deseja empreender no ramo de borracharias, o ideal é selecionar um local adequado dentro do espaço destinado para a montagem do negócio para manter o estoque de pneus e câmaras de ar.  Esse local precisa estar adaptado para guardar esse tipo de item com segurança e sem riscos de prejuízos com perda de itens do estoque. Continue sua leitura para saber como preparar o espaço com os recursos necessários que vão garantir o armazenamento correto de pneus e câmaras de ar.  

Como armazenar pneus e câmaras de ar de forma correta?

O local de armazenagem de pneus e câmaras de ar deve ser adaptado para manter a conservação adequada do produto. Existem também uma série de procedimentos importantes que vão evitar danos permanentes. A seguir vamos detalhar cada um deles.  

Local de armazenamento

O espaço destinado ao armazenamento deve ter proteção contra luz solar, luz artificial de grande intensidade, altas temperaturas, ozônio emitido por motores, e produtos químicos, principalmente os derivados do petróleo.  O ideal é manter o ambiente fechado e coberto. Também deve ser livre de umidade, com temperatura menor que 35?°C e iluminado com luzes incandescentes.

Estrutura de estocagem

Outro ponto é utilizar estantes apropriadas para o armazenamento de pneus. Esse tipo de estrutura possui longarinas que podem ser adaptadas conforme a largura de pneus. Uma opção que também funciona bem é utilizar gaiolas ou contêineres de metal para que os pneus sejam agrupados por categoria, facilitando o controle de estoque. Pneus fornecidos em caixas ou sacos devem permanecer na embalagem original para maior proteção. Isso é muito comum com pneus novos. É importante manter os pneus armazenados livres de forças que promovem compressão ou tensão, pois isso pode causar deformações.

Cuidados com os pneus e câmaras de ar 

É importante que os pneus, montados ou não, sejam armazenados totalmente limpos e livres de impurezas e substâncias.  As câmaras de ar precisam ser levemente infladas, serem polvilhadas com talco ou grafite e guardadas dentro dos pneus.  Em alguns casos, podem ser armazenadas totalmente vazias e empilhadas em prateleiras. A pilha deve ter no máximo 50 cm de altura. O ideal é que as válvulas estejam fechadas para evitar perfurações da câmara de ar. Não é recomendado o armazenamento de câmaras de ar em pisos de sarrafo, visto que as bordas podem danificar aquelas que estão em contato direto com o piso.

Protetores

É recomendado que os protetores sejam armazenados dentro dos pneus com as câmaras de ar. Caso seja necessário a armazenagem de forma avulsa, devem ser guardados em prateleiras separadamente e sem contato com graxa, pó e umidade.  Os protetores nunca devem ser pendurados, visto que isso provoca deformações e alongamento.

Válvulas, aros e rodas

As válvulas devem ser mantidas na embalagem original e protegidas contra umidade ou produtos que podem danificá-las. Já os aros e as rodas devem ser guardados em locais livres de umidade empilhados. A pilha não deve ultrapassar 1,20m. Rodas de alumínio devem ficar totalmente isentas de umidade, pois podem ter manchas difíceis de serem removidas.

Armazenagem de curto prazo

Se os pneus forem armazenados por um prazo máximo de 4 semanas, podem ser empilhados horizontalmente em estrados limpos e sem objetos que possam causar danos. As pilhas não devem exceder 1,50 m.

Armazenagem de longo prazo

Caso o armazenamento de pneus ultrapassar 4 semanas, precisam ser guardados na vertical em prateleiras, com distância mínima entre um e outro de 10 cm. É recomendado girar levemente os pneus pelo menos uma vez por mês, para que não sofram deformações. Com essas recomendações, é possível armazenar pneus e câmaras de ar de maneira eficiente e sem danos aos produtos. Principalmente para profissionais do ramo de borracharia, o armazenamento correto é uma grande vantagem competitiva para o negócio. Dentre os processos operacionais, é importante manter processos específicos para o armazenamento de pneus e câmaras de ar. O trabalho organizado proporciona maior produtividade e em consequência, maior lucro.  

FVA fornece pneus e câmaras de ar de qualidade comprovada!

Atuando no mercado a mais 20 anos de mercado, a FVA oferece um amplo estoque de produtos de alta qualidade. Com a FVA, você pode adquirir soluções em pneus e câmaras de ar com garantia de qualidade e procedência. Venha conhecer a FVA e adquira as melhores soluções do mercado em pneus e câmaras de ar. Esse artigo te ajudou? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.   Até a próxima!