Mecânica preventiva: quando é o momento de fazer a avaliação?
postado em 12/07/2022

Em um mundo ideal, todos os carros manteriam a mecânica preventiva em ordem. No entanto, este não é o caso e às vezes podem surgir problemas inesperados.  É por isso que a manutenção preventiva é tão importante para evitar que os pequenos problemas se transformem em grandes dores de cabeça.  No artigo de hoje você verá sobre a importância da mecânica preventiva e quando é o momento de realizar uma avaliação completa.   

O que é a mecânica preventiva?

  A mecânica preventiva é um conjunto de técnicas e medidas que visam reduzir a incidência de falhas em veículos.  Seu principal objetivo é garantir o bom funcionamento do veículo, evitando problemas que possam inviabilizar seu uso ou colocar em risco a segurança do condutor e demais envolvidos. Os veículos são meios de transporte essenciais para muitas pessoas. No entanto, como qualquer outro dispositivo mecânico, eles requerem manutenção e cuidado para mantê-los funcionando corretamente.  Embora seja possível consertar a maioria dos problemas quando eles surgem, isso pode ser caro e inconveniente. Além disso, certos problemas podem levar à falha do veículo ou até mesmo acidentes.  É por isso que a realização de serviços preventivos regulares em veículos é tão importante e pode economizar tempo, dinheiro e até mesmo vidas.  

Quais as vantagens da mecânica preventiva?

  A mecânica preventiva em um veículo evita problemas futuros e consequentemente, custos maiores. Também contribui para o aumento da vida útil do carro, além de maior segurança para quem o dirige.  Uma revisão completa no automóvel geralmente inclui verificações nos freios, troca de fluidos (freio, motor, dentre outros), suspensão e alinhamento das rodas.  Pequenos reparos agora podem significar grandes economias, tanto financeira quanto emocionalmente. Para tanto, manter em dia os processos de mecânica preventiva é fundamental para o bem-estar do condutor, seus passageiros e outras pessoas presentes no trânsito.  

Qual é o momento certo de realizar mecânica preventiva?

  Como vimos, é de extrema importância manter a manutenção de um veículo em dia. Porém, muitos donos de veículos não sabem quando é o momento certo de realizar a manutenção preventiva e às vezes é difícil determinar quando um carro necessita deste tipo de serviços. Assim muitas pessoas acabam adiando a realização da manutenção até que surjam problemas graves.  É importante consultar o manual do proprietário para verificar as especificações do fabricante sobre a frequência recomendada da manutenção preventiva. Além disso, é importante levar o veículo para uma inspeção anual por um mecânico experiente e de confiança.  Durante essa inspeção, o mecânico poderá identificar potenciais problemas e dizer-lhe quanto tempo falta até que precisem ser corrigidos. Outra dica é determinar uma data na qual será realizada a mecânica preventiva do carro. Pode ser mensal ou bimestralmente, mas o importante é cumprir essa meta sempre que possível.  Também vale investir em um bom mecânico de confiança. Assim é possível que as instalações e equipamentos usados durante a revisão estejam adequados às normas vigentes e compatíveis com as especificações do veículo. É crucial que todo proprietário de veículo fique atento aos sinais de que o carro está precisando de cuidados.  Alguns problemas apresentados podem não representar necessariamente uma grande revisão ou substituições de alto custo, mas ignorá-los pode transformá-los em problemas maiores. Portanto, é preciso ficar atento aos seguintes itens: 
  • Calibragem e condições dos pneus.
  • Perda de potência do veículo.
  • Motor apresentando barulhos diferentes dos normais.
  • Aumento do consumo de combustível.
  • Acendimento frequente das luzes de instrumentos do painel.
  • Trepidações do veículo ao passar por buracos, dentre outros.
Falhas como as citadas acima também são marcadores para identificar o momento de realizar a mecânica preventiva no veículo. A mecânica preventiva é uma das melhores maneiras de garantir que o veículo esteja sempre funcionando da melhor forma possível.  Realizar o check-up anual e as trocas de óleo recomendadas pelo fabricante do carro vai ajudar a mantê-lo por muitos anos em bom estado. Garantir o bom funcionamento do veículo oferece não só redução de custo com manutenções corretivas de grande porte e de alto custo como também valoriza o veículo no momento da venda. Outro fator importante é a segurança no trânsito. A mecânica preventiva é uma prática essencial para garantir a estabilidade e controle da direção do veículo, possibilitando um trânsito mais seguro e com menor risco de acidentes.  

FVA é empresa parceira na mecânica preventiva

  A FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos que atende auto center, borracharias e truck center, incluindo aqueles que trabalham com mecânica preventiva. Em nosso catálogo de produtos atendemos todas as necessidades do estabelecimento, garantindo a oferta de serviços de qualidade e otimizados. Ao investir na prestação de serviços de mecânica preventiva, conte com a parceria da FVA.   O que achou desse artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades automotivas. Até a próxima!