O elevador automotivo é um item indispensável para oficinas e autocentres. Como ele, é possível ter acesso às partes inferiores do veículo e manter uma visão completa dos pontos que necessitam de manutenção.

Apesar de ser um equipamento que traz diversas facilidades, o elevador automotivo precisa de cuidados no uso. Utilizá-lo de forma inadequada pode comprometer a segurança do estabelecimento e dos colaboradores.

Continue com a gente neste artigo e veja 5 dicas para utilizar o elevador automotivo com segurança e aproveitar todas as vantagens que esse equipamento oferece.

 

O que é o elevador automotivo?

 

O elevador automotivo é um equipamento, na maioria hidráulico, destinado à elevação do carro para processos de manutenção do veículo em oficinas mecânicas ou autocenters.

Existem modelos que possuem capacidade de elevar até mesmo veículos pesados, como ônibus. O elevador automotivo é um equipamento prático que permite acesso aos itens que ficam na parte inferior do veículo com muito mais facilidade do que se utilizado um macaco hidráulico.

Quando um profissional decide pela compra de um elevador automotivo para sua oficina, é preciso avaliar os tipos de veículos que ele trabalha para escolher um modelo que suporte as necessidades do serviço que ele presta.

Se a oficina trabalha com veículos mais pesados, é interessante que o elevador automotivo possua maior capacidade de carga.

Dentre os modelos de elevador automotivo, os mais utilizados são:

  • Pórtico: mantém o piso livre.
  • Prancha: ideal para procedimentos como troca de óleo.
  • Pantográficos: garante a elevação de veículos rebaixados. Pode ser usado para troca de pneus, freios, rodas e reparos de lataria.

 

Quais os benefícios de se trabalhar com um elevador automotivo?

 

A aquisição de um elevador automotivo garante diversos benefícios para a operação. Para tanto, é um equipamento que representa um ótimo custo-benefício para os serviços de oficina e autocenters.

Confira alguns dos benefícios de destaque para o uso do elevador automotivo:

 

  • Aumento da produtividade

O elevador automotivo permite que os procedimentos sejam realizados de maneira mais rápida e eficiente, o que contribui para a otimização dos serviços diários.

 

  • Oferecimento de outros serviços

Pela facilidade de acesso ao veículo para reparo, com o elevador automotivo é possível oferecer serviços além dos que fazem parte da lista da empresa. Um exemplo é a troca de embreagens.

 

  • Segurança

Tanto os procedimentos de reparo como as equipes de trabalho terão mais segurança para atuarem em diversas atividades, sem acidentes ou danos ao veículo.

Agora que você sabe mais sobre o elevador automotivo e suas vantagens de uso, veja algumas dicas de segurança para utilizar o equipamento com cuidado e eficiência.

 

5 dicas para utilizar o elevador automotivo com segurança

 

Como em qualquer segmento, o automotivo também requer medidas de segurança para evitar acidentes e preservar o veículo.

Qualquer estabelecimento que trabalha com serviços de manutenção de automóveis possui ferramentas e equipamentos que, se não forem bem manuseados, podem causar acidentes sérios. O elevador automotivo é um desses equipamentos.

A boa notícia é que é possível utilizar o elevador automotivo com total segurança, evitando acidentes com colaboradores ou com o veículo do cliente.

Veja 5 dicas para o uso seguro do elevador automotivo.

 

1 – Veículo na parte central do elevador

Antes de elevar o veículo é preciso deixá-lo no centro do elevador. Essa é uma forma de distribuir o peso do automóvel para todo o equipamento, evitando ele o carro possa cair para uma das laterais.

Essa dica é também uma recomendação dos fabricantes de elevadores automotivos como forma de prevenir acidentes com a queda do veículo.

 

2 – Remover o peso excessivo

É importante remover qualquer peso extra que esteja no veículo antes de elevá-lo. Malas, equipamentos ou outros tipos de peso podem sobrecarregar o elevador e desestabilizar suas configurações, além de gerar riscos.

 

3 – Atenção aos pontos de apoio

Alguns modelos de veículos possuem marcações de fábrica que indicam o local para encaixar equipamentos de sustentação, como, por exemplo, um macaco hidráulico.

Essas indicações podem servir para as sapatas do elevador automotivo. Realizar esse procedimento é fundamental para manter a estabilidade do carro enquanto ele está elevado e evitar acidentes.

 

4 – Testes com o elevador

É recomendado testar o elevador antes de realizar a elevação do veículo para verificar que tudo está em ordem com o equipamento.

O teste pode ser realizado com o veículo já encaixado no elevador automotivo, e dever ser elevado somente um pouco para verificar se existe alguma não conformidade.

Se estiver tudo certo, o veículo pode ser elevado na altura desejada para que a manutenção seja realizada com segurança.

 

5 – Lubrificação do equipamento

Manter o elevador lubrificado é fundamental para manter o bom funcionamento das suas peças. Ela deve ser realizada seguindo as recomendações do fabricante.

Alguns modelos de elevadores automotivos podem ter a lubrificação realizada automaticamente utilizando óleo ou graxa.

Caso o elevador for de lubrificação manual com óleo ou graxa, o procedimento deve ser realizado a cada 15 ou 30 dias. Mas é importante considerar as condições do ambiente e a sua forma de uso.

Os elevadores de lubrificação automática precisam que a troca do óleo seja realizada a cada 2 anos. Essa é uma forma de manter maior otimização dos processos operacionais da empresa, já que não precisa de parada programada para os cuidados com o elevador automotivo.

Além dessas dicas, é importante manter a equipe devidamente treinada quanto ao uso do elevador automotivo e evitar a lavagem de veículos elevados. Outro ponto importante também é sempre seguir as recomendações do fabricante, principalmente respeitar a capacidade de peso para o elevador automotivo.

 

Produtos automotivos de qualidade é com a FVA

 

A FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos para atender borracharias, autocenters e truck centers.

Com um amplo estoque de produtos, a FVA oferece somente produtos de alta qualidade para que seus clientes realizem uma prestação de serviços de excelência.

Com os produtos da FVA, é possível potencializar o uso do seu elevador automotivo para garantir a satisfação dos seus clientes.

 

Esse artigo te ajudou? Diga o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades automotivas.

Até a próxima!