O descarte adequado de pneus também faz parte das ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Além das questões ambientais, existem também as questões de higiene e saúde pública, como o caso da dengue e outras doenças epidemiológicas que podem ser transmitidas por água parada.

Continue com a gente neste artigo e como fazer o descarte de pneus de forma correta.

 

Por que realizar o descarte de pneus adequadamente?

 

Os pneus possuem diversos componentes como borrachas especiais e aço, que possuem um alto tempo de decomposição na natureza. Um pneu pode levar até 600 anos para se decompor completamente.

Se descartados de maneira inadequada, podem gerar contaminação no solo ou rios, por causa dos índices tóxicos de seus elementos.

Como citamos acima, o descarte incorreto de pneus também pode afetar a saúde pública. O principal é a proliferação do Aedes Aegypti, que é o causador da dengue.

Para evitar esses tipos de problema, o importante é que o descarte de pneus seja realizado em local com essa destinação. Lá eles podem ser reciclados ou submetidos a tratamentos que diminuem os riscos para o meio ambiente.

 

Como fazer o descarte de pneus de forma correta?

 

O artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos e também a Resolução do CONAMA n.º 416/2009 regulamenta que todo fabricante de pneu deve ser responsável pelo destino daqueles que não podem mais ser utilizados.

Para cuidar dessa parte, as empresas que trabalham com a fabricação de pneus criaram uma instituição chamada Reciclanip. Seu objetivo é organizar a destinação de pneus adequadamente, contando com mais de 1000 postos de coleta em todo o Brasil.

O site da Reciclanip possui uma lista de todos os postos de coleta por região. Logo, quem precisa fazer o descarte de pneus, basta acessar e saber qual o ponto mais próximo para receber o material.

Caso na região não possua nenhuma indicação de pontos para coleta de pneus, é possível realizar o descarte por outras formas.

 

  • Parcerias

É possível fechar parcerias entre empresas do ramo para a criação de novos postos de coleta para descarte e tratamento adequado de pneus.

Essa medida evita que os pneus possam ser descartados em pontos de risco ambiental ou saúde pública, bem como o uso inadequado dos pneus.

 

  • Borracharia

A borracharia geralmente possui pontos para realizar o descarte de pneus corretamente. Portanto, ao efetuar a troca de pneus, os antigos podem ser deixados na borracharia para a destinação adequada.

 

  • Revendedor

Os revendedores de pneus também podem receber pneus descartados para o destino correto. Para isso, basta deixá-los em lojas especializadas em revenda de pneus e afins.

 

  • Prefeitura

Em cidades do interior que geralmente não possuem postos de coleta, a prefeitura pode ser acionada para recolher os pneus descartados e acionar postos parceiros para dar a destinação adequada.

 

O reaproveitamento de pneus

 

Apesar de serem produtos que possuem alto período de decomposição e comprometer o meio ambiente e a saúde pública, eles podem ser reciclados.

O reaproveitamento de pneus é uma prática comum e pode ser realizada para diversos fins. Veja a seguir as formas de reciclagem de pneus mais utilizadas.

 

Recauchutagem

A recauchutagem é um processo em que a borracha do pneu desgastada pela rodagem é raspada e uma nova camada de borracha nova é aplicada.

Em seguida, o pneu é submetido ao processo de vulcanização, recebendo uma cobertura equivalente à de um pneu novo, sendo durável e resistente.

É importante lembrar que pneus recauchutados precisam de um tipo de “selo de identificação de conformidade”, atestado por testes que garantem a qualidade e segurança para utilização.

Outro ponto é que um pneu pode ser recauchutado de 1 a duas vezes. Também é preciso considerar as condições das vias trafegáveis e seu processo de utilização.

 

Engenharia Civil

Os pneus descartados podem ser transformados em grânulos de borracha para uso em diversas aplicações da construção civil como:

  • Pistas de atletismo.
  • Pisos de academia.
  • Obstáculos para o trânsito.
  • Material de construção para playground e parque.
  • Amortecedor para campos de futebol e grama sintética.
  • Recifes ornamentais.
  • Quebra-mar, dentre outros.

 

Geração de energia

Os grânulos de borracha provenientes dos pneus possuem uma propriedade similar ao óleo combustível e pode atingir até 40mej/kg.

Quando é queimado em fornalhas para gerar combustão, podem gerar energia para manter maquinários industriais. Um bom exemplo do uso do pneu para gerar energia são as indústrias de cimento.

Os Estados Unidos já utilizam a energia dos pneus para indústrias, sendo um tipo totalmente renovável. No Brasil algumas indústrias também utilizam essa técnica para gerar uma energia sustentável e econômica.

 

Regeneração da borracha

A regeneração da borracha consiste na separação da borracha vulcanizada com demais componentes dos pneus a partir do vapor e produtos químicos.

Esse processo gera uma massa que é submetida a moinhos até que se transforme em uma manta extrusada para formar um material granulado.

 

Asfalto modificado

A borracha extraída dos pneus é adicionada à mistura que origina o asfalto. A utilização dos grânulos de borracha no asfalto aumenta a vida útil de rodovias e pavimentos. A pista apresenta mais elasticidade e resistência às mudanças do clima, além de ter menos ruído durante o tráfego de veículos.

 

Fabricação de itens

O material dos pneus descartados também pode ser utilizado para a fabricação de itens diversos como:

  • Tapetes.
  • Cadeiras.
  • Sofás.
  • Mesas.
  • Vasos.
  • Jardineiras, dentre outros.

Quando o descarte de pneus é realizado de maneira adequada, não só é possível preservar a saúde pública e o meio ambiente como contribuir para a indústria com o fornecimento de uma matéria-prima eficiente e com um bom custo.

 

Com as técnicas de reciclagem, é possível transformar os pneus em peças de alta utilidade ou até mesmo materiais para construção. Mas é importante lembrar que, para aproveitar as propriedades deste reaproveitamento, é preciso primeiro realizar o descarte de pneus da forma correta.

 

Adquira pneus e acessórios com a FVA

 

A FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos que atende borracharias, autocenters e truck centers em todo o Brasil.

O estoque de produtos da FVA é possível adquirir uma linha completa de pneus e câmaras de ar, tudo fabricado por empresas de renome no segmento.

Para adquirir pneus e acessórios de primeira linha, a solução é FVA.

 

O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!