Conheça os principais serviços ofertados em oficinas mecânicas e conquiste novas oportunidades!
postado em 21/07/2022

Quem é proprietário de veículo, sabe como é importante contar com oficinas mecânicas que oferecem serviços confiáveis. Logo, um estabelecimento que investe em serviços especializados garante não só novos clientes, mas também a fidelização daqueles que já frequentam o local. Neste artigo falaremos sobre a importância de investir em novos serviços em oficinas mecânicas e quais são os mais procurados pelos clientes. Aproveite sua leitura!  

Prestação de serviços em oficinas mecânicas

  O número de proprietários de veículos cresce a cada dia. Tanto pela dificuldade de mobilidade dos grandes centros como pela possibilidade de uma renda extra, com os aplicativos de transporte. Logo, é fácil presumir que esses proprietários são potenciais usuários de oficinas mecânicas, mesmo que seja somente para serviços de revisão. Entretanto, com o aumento de veículos, também aumenta a concorrência entre as oficinas. Daí a importância de oferecer diferenciais que destaquem o estabelecimento. Além da qualidade de serviços, bom atendimento e preço justo, é preciso também diversificar o portfólio de serviços prestados. Afinal, se o cliente ficou satisfeito com um determinado serviço, certamente procurará a oficina novamente para outros tipos de serviços necessários. É claro que existem serviços específicos que podem não ser viável para oficinas mecânicas, não só pela mão de obra especializada como também pelo ferramental e estrutura física. Mas é importante lembrar que alguns tipos de serviços são obrigatórios em uma oficina mecânica.  Você saberá mais sobre esses serviços a partir do próximo tópico.    

Quais os principais serviços prestados em oficinas mecânicas?

  Geralmente, o proprietário de veículo busca os serviços de oficinas mecânicas quando suspeita de algum problema. Também existem clientes que procuram por serviços de revisão, principalmente em período de férias. Quanto mais serviços a oficina mecânica oferece, maior a retenção do cliente e aumento da sua rentabilidade. Mesmo que o estabelecimento não consiga contemplar diversos tipos de serviços, é importante lembrar que alguns são diferenciais, não só para demonstrar a experiência da oficina no mercado como para conquistar mais clientes. Conheça a seguir os serviços que não podem faltar em nenhuma oficina mecânica.  

Manutenção de embreagem

O conjunto de embreagem é um dos itens do veículo mais susceptível a desgaste. Seja pela quantidade de rodagem como pela forma em que o motorista dirige e até mesmo as condições do trânsito em zonas urbanas. Portanto, a manutenção de embreagem é um dos serviços obrigatórios das oficinas mecânicas. A troca do componente é fundamental para manter o veículo com um funcionamento adequado e seguro.

Revisão dos freios e seus componentes

O sistema de frenagem é composto por diversos itens como pastilhas, discos, tambores, dentre outros. Como sabemos, os freios são os principais componentes de segurança do veículo para manter a direção segura. Assim como outros componentes, os freios e seus itens também sofrem desgastes e sua troca é obrigatória para manter o veículo funcionando. Logo, esse é outro serviço indispensável no catálogo de oficinas mecânicas de diversos portes.  

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é responsável pela refrigeração do motor e seu mau funcionamento pode gerar danos permanentes e perda do motor. Ele é composto por itens como radiador, mangueiras, eletro ventiladores, reservatório de água, bomba de água, dentre outros. Qualquer um desses itens que apresentem desgastes pode comprometer todo o sistema de arrefecimento e a vida útil do motor. Por isso, a revisão do sistema de arrefecimento é obrigatória na oficina mecânica e além de gerar uma boa rentabilidade, evita que o proprietário tenha maiores prejuízos.  

Troca de óleo do motor

Apesar de ser um serviço simples, a troca de óleo do motor é um dos maiores motivos que levam clientes para as oficinas mecânicas. Isso porque o óleo é fundamental para manter o bom funcionamento do veículo, tornando o procedimento não só necessário como exigindo sua execução de maneira periódica.  

Troca de óleo do câmbio automático

Veículos com câmbio automático requerem a troca periódica de óleo, que geralmente deve ser realizada a cada 60 mil ou 80 mil quilômetros rodados. Mesmo não sendo um tipo de serviço que é realizado com uma frequência menor, é necessário para que o veículo funcione corretamente. Portanto, oficinas mecânicas que mantém esse serviço em seu catálogo garantem uma lucratividade maior em relação a estabelecimentos que não trabalham com esse serviço.  

Troca de filtros

Assim como a troca de óleo, os filtros também precisam passar por trocas periódicas para evitar impurezas no motor. Isso faz desse serviço um procedimento obrigatório em toda oficina mecânica, especialmente quando realizada em processos de manutenção preventiva.  

Troca de lâmpadas

Manter as lâmpadas e o sistema de iluminação do veículo é importante não só para a segurança no trânsito, mas também para atender a legislação. Assim, é fundamental que as oficinas mecânicas possam garantir esse serviço aliado as vendas das lâmpadas, garantindo um lucro ainda maior para o estabelecimento.  

Alinhamento e balanceamento

Serviços de alinhamento e balanceamento são fundamentais para o veículo, considerando os estados em que se encontram estradas e vias de tráfego. Assim, também são considerados essenciais no catálogo de oficinas mecânicas. Além do balanceamento e alinhamento, é interessante também oferecer o rodízio de pneus.   Como vimos, mesmo que as oficinas mecânicas não contemplem serviços especiais como estética automotiva, dentre outros, esses que foram citados são imprescindíveis para quem quer manter uma boa lucratividade. Além desses serviços, é interessante também a venda de produtos e peças de alto consumo no mercado para incrementar ainda mais o portfólio das oficinas mecânicas e manter destaque perante a concorrência.    

Para oficinas mecânicas que trabalham com borracharia, a solução é FVA!

  A FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos para auto center, truck center, borracharias e oficinas mecânicas que trabalham com esse tipo de serviço. O nosso catálogo de produtos garante soluções completas para atender o segmento de forma prática e eficiente. Para oficinas mecânicas que oferecem serviços de borracharia, a solução ideal é FVA. Esse artigo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades do segmento automotivo. Até a próxima!