A maioria das pessoas conhece as câmaras de ar dos pneus. Mas será que sabem que existem tipos distintos e funcionalidades?

As câmaras de ar são dispositivos que garantem o funcionamento dos pneus. Portanto, também são pontos de atenção para o proprietário nos processos de cuidados com o veículo.

No artigo de hoje falaremos mais sobre as câmaras de ar, seus tipos e funcionalidades. Dessa forma, ficará mais fácil utilizar o tipo mais adequado a necessidade do veículo. Desejamos a você uma ótima leitura!

 

O que são as câmaras de ar?

 

As câmaras de ar são componentes que, assim como um balão, podem ser infladas e desinfladas. Essa ação pode ser realizada através de uma válvula acoplada em sua estrutura.

Sua principal função é permitir um processo de amortecimento do pneu, proporcionando uma rodagem mais confortável e com maior segurança.

Atualmente, a maioria dos veículos novos já utilizam pneus sem câmara de ar. Porém, modelos mais antigos ainda utilizam esse produto para manter o funcionamento do pneu.

Para quem é proprietário de veículos que ainda utilizam câmaras de ar, é fundamental observar a largura e a altura do pneu e a utilidade do veículo.

Isso é importante para que a câmara de ar adquirida seja compatível com o veículo para que possa funcionar corretamente na estabilidade do carro durante a rodagem.

 

Tipos de câmaras de ar

 

As câmaras de ar são divididas em tipos, que correspondem à necessidade de uso e modelo do veículo.

 

Convencional

As câmaras de ar convencionais são destinadas aos veículos mais utilizados em vias urbanas, como carros de passeio, motos, caminhões, ônibus, dentre outros.

O modelo convencional de câmaras de ar pode variar de acordo com o porte do pneu.

Esse tipo de câmara de ar garante o enchimento do pneu convencional.

 

Agrícola

O tipo de câmaras de ar agrícola é destinado a máquinas de trabalho como tratores, colheitadeiras e outros tipos de veículos pesados que trafegam em um solo mais adverso.

No caso da câmera de ar agrícola, ela precisa manter a segurança do veículo durante o trabalho e garantir maior durabilidade para o conjunto de câmera e pneu.

 

OTR (Off The Road)

As câmaras de ar OTR são indicadas para veículos de trilhas, que trafegam em solo com presença de lama, pedras, além de locais que apresentam erosão e inclinações.

Muitos desses veículos são utilizados para esportes radicais, portanto precisam de pneus que garantem sua estabilidade para a realização de manobras.

No caso das câmaras de ar OTR, elas precisam possuir maior altura e largura, tal qual o tipo de pneu utilizado para esse tipo de rodagem.

 

Industrial

Para o segmento industrial também existem câmaras de ar especiais. São destinadas a veículos como empilhadeiras, carrinhos industriais para transporte, equipamentos portuários, dentre outros.

A finalidade das câmeras de ar industriais é garantir que todo o trabalho com o veículo seja realizado com segurança.

Para atender a esse fim, as câmaras de ar industriais são fabricadas especificamente para cada tipo de veículo de trabalho.

Logo, é importante manter a manutenção adequada dos veículos e utilizar componentes e câmaras de ar compatíveis com o seu modelo e tipo.

 

O que são pneus sem câmaras de ar?

 

Os pneus sem câmara de ar possuem em seu interior uma borracha especial que retém o ar. Logo, um pneu sem câmara precisa ser montado com aros e válvulas especiais.

Em caso de perfuração, o pneu sem câmara apresenta uma perda de ar mais lenta. Também possui um menor nível de aquecimento, que contribui para sua durabilidade.

Esse modelo de pneu é fácil de ser montado e desmontado, além de ser mais leve durante a rodagem.

Os pneus radiais são fabricados para utilização sem câmara de ar. Porém, é recomendado que esse modelo de pneu seja usado com câmara de ar.

Em caso de danos dos pneus radiais, a câmara de ar pode aumentar a vida útil do pneu. Principalmente porque muitas borracharias possuem dificuldade de reparo para pneus deste modelo.

Mesmo que um pneu radial fure, a câmara de ar permite que o mesmo pode ser utilizado. Mas é preciso que a montagem seja realizada por um profissional, já que o peso de um pneu radial com câmera de ar pode ter um aumento de 3 a 5%.

Conhecer os tipos de câmaras de ar facilita a escolha do proprietário no momento da compra. É importante sempre utilizar itens compatíveis com as recomendações do fabricante, seja do veículo ou de pneus.

Vale ressaltar que se o jogo de pneus demanda câmaras de ar, é preciso trabalhar com um produto compatível e de qualidade. Afinal, as câmaras de ar são fundamentais para manter uma direção confortável e segura.

 

Adquira câmaras de ar com a FVA

 

A FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos para auto center, truck center e borracharias.

Seu estoque de produtos é fabricado pelas melhores empresas do país, garantindo qualidade e eficiência para os trabalhos do estabelecimento.

Venha conhecer a linha de câmaras de ar e demais produtos fornecidos pela FVA.

 

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias como esta.

Até a próxima!