Como montar uma borracharia de sucesso!
postado em 07/03/2022

Quem trabalha no ramo de veículos sempre sonha em ter uma borracharia de sucesso. Afinal, muitas pessoas buscam ter o próprio negócio e ser seu próprio patrão. Com o cenário empreendedor que o Brasil vive, abrir a própria empresa pode ser mais fácil do que se imagina. Como todo negócio, o ramo de borracharia também precisa de um planejamento detalhado. No artigo de hoje vamos abordar sobre a elaboração de um plano de negócios eficiente e montar uma borracharia bastante lucrativa. Boa leitura!

 

Vale a pena montar uma borracharia?

A borracharia é um estabelecimento de primeira necessidade para proprietários de veículos. Considerando a quantidade de carros que vemos nos centros urbanos diariamente e a quantidade de estradas que temos, montar uma borracharia é um bom negócio. Apesar da clientela farta, vale lembrar que o número de borracharias é grande. Logo, existe uma concorrência acirrada para se ganhar os serviços. Quem prestar o melhor serviço com um custo-benefício favorável ganha o cliente. Mas a concorrência não é motivo para desânimo e desistir de montar uma borracharia. Elaborando um plano de negócios detalhado, com as definições de serviços, processos operacionais, localização, público-alvo e outros fatores que precisam ser considerados, é possível montar uma borracharia eficiente e gere lucros já nos primeiros meses. Continue sua leitura e veja como elaborar um plano de negócios que facilitará os trâmites para você montar sua borracharia.  

O plano de negócios para montar uma borracharia

Geralmente, o cliente procura uma borracharia para serviços de troca e reparo de pneus, além de balanceamento e alinhamento. Agregar serviços diferenciados e prestar um bom atendimento é possível fidelizar o cliente criando uma relação de confiança. Deixar o veículo aos cuidados de uma empresa confiável é o que todo proprietário busca. Para mapear fatores como esse no plano de negócios facilita o projeto de abertura da empresa e permite a prestação de um serviço de excelência desde a sua inauguração. Veja quais são os principais fatores que devem ser considerados no plano de negócios para montar uma borracharia.  

Serviços prestados

Além dos serviços básicos de balanceamento de rodas, cambagem, alinhamento de direção, conserto e troca de pneus, ao montar a borracharia é importante definir se outros tipos de serviços serão prestados. Um dos serviços que podem ser prestados é a venda de pneus novos ou recondicionados, câmaras de ar, válvulas e outros componentes para pneus. Outro ponto é oferecer serviços de socorro para veículos parados que precisam de reparo nos pneus. Muitos motoristas não possuem seguro ou têm dificuldade de acioná-los. Então prestar serviços de busca do veículo até a borracharia é um diferencial na prestação de serviços.  

Estrutura física

Ao montar uma borracharia, o ideal é escolher um local onde o tráfego de veículos seja intenso. Em caso de emergência, o condutor irá procurar o estabelecimento mais próximo. O ponto comercial deve comportar uma área organizada para a realização dos reparos, local para o armazenamento adequado de pneus para venda ou de clientes, um espaço para a área administrativa e espera do cliente. Uma estrutura física organizada, com locais adequados para guardar as ferramentas e uma bancada otimizada para a realização de reparos são fatores importantes no momento de montar a borracharia. Isso deixa a operação mais produtiva e sem desperdício de tempo e materiais.  

Contratação de funcionários

Ao realizar a contratação de funcionários, é importante que sejam pessoas com experiência no segmento e garantam serviços de qualidade. O processo de montagem e desmontagem de pneus, por exemplo, requer perícia e treinamentos especializados para garantir o procedimento correto e a excelência do serviço. Para tanto, é possível certificar que o colaborador contratado seja qualificado para trabalhos como este. A quantidade de funcionários também deve ser prevista de acordo com o funcionamento da borracharia. Se a pretensão é montar uma borracharia que funcione 24 horas, o número de colabores devem cobrir esse horário. Em casos de contratação CLT, é importante considerar os encargos trabalhistas e a previsão de férias e licenças médicas.  

Público-alvo

Basicamente, o cliente de borracharia é proprietário de veículos. Mas definir um público-alvo mais delimitado permite não só uma campanha de divulgação mais efetiva como também influencia nos serviços prestados. Ao montar uma borracharia, a definição do público-alvo influencia diretamente nos serviços que serão prestados. Existem estabelecimentos que só atendem veículos de pequeno porte, enquanto outros atendem todo tipo de veículos. Algumas borracharias, por exemplo, não atendem motociclistas ou ciclistas. Definir o público-alvo corretamente facilita na definição dos serviços prestados e também permite a divulgação direcionada para o cliente ideal que se quer fidelizar. Para facilitar a divulgação, manter parcerias com postos de gasolina, oficinas mecânicas e até mesmo lojas automotivas proporciona aumento da clientela por indicações destes locais.  

Aquisição de ferramentas e equipamentos

Quando se vai montar uma borracharia, é preciso listar as ferramentas principais para iniciar as operações. Esses itens precisam estar listados no plano de negócio para facilitar a aquisição. É fundamental entender as principais ferramentas que serão utilizadas nos serviços de borracharia para evitar aquisições desnecessárias ou falta de equipamentos importantes.  

Legislação

A legislação é outro fator importante no momento de montar uma borracharia. Ter um CNPJ facilita as negociações com fornecedores e possibilita investimentos para expansão do negócio. Antes de emitir o CNPJ é preciso verificar junto a um contador a melhor categoria para a empresa, como MEI, ME ou EIRELI. O alvará de funcionamento exigido pela prefeitura local é imprescindível para que o negócio inicie suas operações. As instalações devem corresponder às exigências dos órgãos competentes para que o alvará seja emitido. Outro procedimento necessário é realizar uma consulta ao Procon e verificar se os serviços prestados e os produtos comercializados correspondem às exigências do Código de Defesa do Consumidor. Agora que você já sabe como montar uma borracharia de sucesso com um plano de negócios que vai prever todas as particularidades do segmento, faça um estudo cuidadoso do ramo e comece seu planejamento. Em períodos de férias e feriados prolongados como Carnaval, Natal, Ano Novo, Semana Santa, dentre outros, vale planejar também promoções especiais para fidelizar clientes e vender uma quantidade maior de serviços. Elaborando um plano de negócios detalhado, é possível montar uma borracharia com grande fluxo de clientes e renderá ótimos lucros.

 

FVA tem soluções completas para montar uma borracharia!

Com mais de 20 anos de mercado, a FVA garante um amplo estoque de produtos para borracharia fabricados com qualidade e procedência. Você pode adquirir toda a ferramenta para sua borracharia em um só lugar, contando sempre com o atendimento de excelência da FVA. Para montar uma borracharia de sucesso, a solução é a FVA.   Gostou desse artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog outras notícias. Até a próxima!