Como identificar o momento ideal para trocar os pneus da moto?
postado em 11/03/2022

Manter os pneus de qualquer veículo em boas condições garante melhor desempenho, menor custo de combustível e segurança na direção. E por ser um veículo que deixa o condutor mais vulnerável, a moto exige maior atenção com os pneus. Se você tem dúvidas sobre o melhor momento para trocar os pneus da moto, então fique conosco até o fim deste artigo e veja dicas para manter a segurança e o bom funcionamento do seu veículo.

 

O que deve ser verificado antes de trocar os pneus da moto?

Os pneus da moto são uma das partes mais importantes do veículo. Quando estão em bom estado e com os cuidados corretos, eles garantem mais estabilidade ao veículo, melhoram a frenagem e garantem a segurança do condutor. Utilizar pneus comprometidos pode provocar acidentes graves e afetar a segurança de condutores, pedestres e outros motoristas. Geralmente, os pneus da moto possuem vida útil de 10.000 a 12.000 km rodados. Para condutores que utilizam o veículo diariamente, o desgaste do uso e o modo de pilotagem podem influenciar no momento de trocar os pneus da moto. Existem alguns fatores que devem ser observados e indicam o momento certo para trocar os pneus da moto. Veja a seguir.

 

Pneus desgastados ou “carecas”

Todo pneu possui sulcos que garantem a segurança do condutor. Esses sulcos são responsáveis pela drenagem da água quando chove e auxiliam no controle do veículo sobre a pista em dias normais. Os sulcos dos pneus evitam derrapagens, aquaplanagem, quedas e danos à moto. Os pneus conhecidos como “carecas” são aqueles que perdem os sulcos, ficando com uma aparência lisa. É importante ressaltar que o Código de Trânsito Brasileiro determina que a profundidade dos sulcos dos pneus deve ser de pelo menos 1 mm. Menos que isso, a troca já é necessária. Alguns condutores utilizam a prática da reciclagem no momento de trocar os pneus da moto. Porém, como o desgaste diminui a espessura da borracha, podem ocorrer acidentes durante a batida em pedras ou outros tipos de materiais pontiagudos. O ideal no caso de pneus “carecas” é trocar os pneus da moto.  

Linha limite TWI

Toda moto possui indicadores TWI (Tread Wear Indicator), que ficam nos flancos ou nas laterais do pneu. Normalmente esse local possui a inscrição TWI. Também pode ser representado por uma seta ou a marca do fabricante. Na direção do TWI existe um filete de borracha que indica a altura mínima de uso do pneu. Quando o TWI fica bem visível, chegando ao número da banda de rodagem, é sinal que chegou o momento de trocar os pneus da moto. Os indicadores TWI também facilitam a identificação de quando os pneus começam a ficar “carecas”.

 

Presença de ressecamentos e rachaduras

Podem surgir pequenas rachaduras na parte lateral dos pneus. Esse problema pode ocorrer com o ressecamento do pneu quando a moto fica muito tempo sem uso ou está com a calibragem dos pneus inadequada. As rachaduras podem causar danos severos e causar acidentes com o estouro dos pneus. Observar a presença de rachaduras é outro fator que indica a hora de trocar os pneus da moto. Para evitar o ressecamento e rachaduras dos pneus, não é recomendado o uso de produtos abrasivos e caseiros. Alguns produtos utilizados para dar brilho e intensificar o preto também podem ressecar ou rachar os pneus.  

Surgimento de bolhas e cortes

Caso surjam bolhas nos pneus, é indicativo que ele está com problemas. Cortes também podem comprometer os pneus, uma vez que podem parecer superficiais mais o estrago é mais profundo.  O aparecimento de bolhas e cortes já requer a troca imediata dos pneus da moto.

 

Desgastes irregulares na superfície

É comum que um dos lados do pneu ou somente alguma parte se desgaste de modo irregular. Esse é outro fator que requer a troca do pneu. Esse tipo de desgaste pode ocasionar novos danos em outras partes do pneu, tirando a estabilidade da moto e maior propensão a queda. Além de trocar os pneus da moto quando esse problema ocorre, vale verificar o que causa esse problema. Alguns casos podem ser corrigidos com o balanceamento e alinhamento, que podem ser realizados durante a troca dos pneus. Será que existem algumas formas de prolongar a vida útil dos pneus, principalmente para quem utiliza a moto diariamente? A boa notícia é que existe sim. Abaixo vamos falar sobre alguns procedimentos que vão permitir prolongar a vida útil até o momento ideal para trocar os pneus da moto. Continue sua leitura.  

Como prolongar a vida útil dos pneus da moto?

Além da manutenção preventiva para a parte mecânica, os pneus também podem passar por rotinas que aumentam seu tempo de uso e facilitam a programação da hora de trocar os pneus da moto.  

Calibragem

A calibragem dos pneus da moto deve ser verificada a cada duas semanas, sempre com os pneus frios. O ajuste da calibragem deve respeitar as recomendações da tabela de calibragem que está no manual do proprietário. Sobre a calibragem, é preciso ter atenção em alguns pontos:
  • Evitar esvaziar ou efetuar a calibragem com o pneu quente.
  • Trocar as tampas das válvulas após as verificações.
  • Realizar a verificação de calibragem periódica em pneus inflados com nitrogênio.
  • Mantenha a calibragem recomendada pelo fabricante.
Motos utilizadas em corridas precisam de um processo de calibragem diferenciado. As recomendações para estes casos também são fornecidas pelo fabricante.  

Transporte de peso

Respeitar os limites de peso recomendado pelo fabricante é outro procedimento que garante mais vida útil aos pneus. Peso excessivo na moto pode comprometer a calibragem dos pneus ou causar danos.  

Cuidados na aceleração e frenagem

A aceleração da moto transfere a força do motor para o pneu traseiro. Quando essa transferência ocorre bruscamente, os pneus se desgastam. Durante a frenagem ou a redução da marcha também de maneira brusca aumenta o atrito da borracha com o solo, causando desgastes. O indicado é pilotar a moto de maneira tranquila e progressiva. A pilotagem correta garante que os pneus se desgastam de forma severa.  

Pilotagem em altas temperaturas

O calor do asfalto em contato com a borracha provoca um desgaste precoce dos pneus. Pilotar a moto em dias de altas temperaturas, principalmente por longas distâncias exigem mais calibragem dos pneus e podem causar danos. Portanto, o ideal é fazer pausas em lugares mais frescos durante as viagens ou escolher dias de menor temperatura para pilotar em longas distâncias. Ao estacionar a moto por grandes períodos, é importante escolher um local de sombra e que não receba calor diretamente nas rodas. Agora que você sabe qual o momento ideal para trocar os pneus da moto e os cuidados para aumentar a vida útil, verifique seu veículo e veja se está tudo em conformidade. Caso seja a hora de trocar os pneus da sua moto, busque um fabricante de qualidade para garantir o bom funcionamento do seu veículo e a sua segurança no trânsito.  

Para trocar os pneus da moto, fale com a FVA!

A FVA possui quase 20 anos de experiência no fornecimento de produtos para borracharia e soluções de qualidade comprovada. Com diversos modelos de pneus para moto, a FVA garante a qualidade e procedência da sua linha de produtos. No momento de trocar os pneus da moto, a solução é a FVA.   O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades. Até a próxima! =)