Borracharia: dicas essenciais para aumentar suas vendas
postado em 14/06/2022

A grande maioria das pessoas sonha em ter o próprio negócio. A borracharia é um estabelecimento que também entra na lista de possíveis segmentos para quem deseja empreender no setor automotivo. Ser proprietário da própria empresa e ainda ter um negócio lucrativo é possível. Para o segmento de borracharia, algumas estratégias são válidas para aumentar a vendas e fidelizar clientes. No artigo de hoje vamos falar sobre como é possível aumentar as vendas da sua borracharia, manter clientes satisfeitos e manter o seu negócio em um ciclo de crescimento contínuo. Continue com a gente!  

Qual o faturamento de uma borracharia?

  Atualmente, o faturamento mensal de uma borracharia pode ser variável de 10 mil a 100 mil reais mensais.  Esses números são extremamente atrativos para quem deseja montar uma borracharia. Porém, não basta simplesmente abrir o estabelecimento e aguardar os clientes chegarem. O sucesso da borracharia começa desde o plano de negócios, onde são definidos o público-alvo, a localização, serviços prestados e demais fatores que devem ser considerados. Uma borracharia em funcionamento possui despesas fixas, como funcionários, impostos, insumos, equipamentos, água, luz, aluguel, entre outros. Estima-se que o proprietário de uma borracharia pode ter ganhos equivalentes a 60% do lucro líquido mensal. Mas vale lembrar que é importante manter uma parte para reinvestir no negócio. Principalmente se o foco é aumentar as vendas e o crescimento a curto e logo prazo.  

A borracharia é um negócio rentável?

  Para responder a essa pergunta, vamos avaliar o mercado de automóveis no Brasil. A compra de veículos novos e usados podem corresponder em até 85% do mercado total. Com o uso de automóveis por aplicativos, o número de carros que circulam nas vias diariamente aumentou bastante. Com esses números, é possível concluir que o segmento de borraria é realmente rentável. Afinal, todos esses veículos vão precisar de cuidados algum dia. Em contrapartida, a concorrência entre borracharias é acirrada. É preciso métodos e estratégias para se destacar no mercado e captar a maior parte desses clientes que trafegam diariamente em seus veículos. Para isso, é necessário investimento no negócio e diferenciais competitivos que coloquem o negócio a frente da concorrência, aumentando assim o faturamento, trazendo uma boa margem de lucro. Se esse é o seu objetivo, então continue a leitura a partir do próximo parágrafo.  

Dicas para aumentar as vendas da sua borracharia

  Para se destacar em relação à concorrência que é grande, é preciso investir no negócio. Existem borracharias que faturam menos de 10 mil reais mensais por não inovarem em seus serviços. Pode-se considerar que com um faturamento destes, a margem de lucro é bem pequena. A boa notícia é que existem estratégias que podem aumentar as vendas da borracharia, fidelizar clientes e torná-la uma referência no segmento. Veja algumas dicas estratégicas que podem auxiliar no aumento do faturamento da sua borracharia.  

Modernize a estrutura da borracharia

Proporcionar um visual mais moderno e inovador da borracharia impacta o cliente, fazendo com ele se sinta mais seguro para contratar o serviço. Aquele visual desorganizado e sujo de antigamente pode gerar uma impressão negativa. Vale lembrar que o cliente hoje é muito mais exigente. É claro que a área operacional é um ambiente que terá sempre equipamentos, graxas e óleos. Mas é importante trabalhar de maneira organizada, não só para causar uma boa impressão, mas também otimizar os trabalhos. Vale a pena também investir em equipamentos e ferramentais modernos e de alta eficiência para garantir serviços mais rápidos e precisos. Outro ponto é manter uma área de atendimento ao cliente, onde ele possa se sentir confortável e mais seguro para deixar o veículo para reparo, e quem sabe aguardar a conclusão do serviço.  

Ofereça serviços diversificados

Além dos serviços convencionais da borracharia, é possível oferecer ao cliente outros tipos de serviços, que podem agregar valor ao estabelecimento e facilitar a busca do cliente, de forma que se tenha tudo o que é necessário em um único lugar. Uma borracharia pode prestar diversos serviços, partindo do reparo dos pneus, até a troca de óleo e filtro, balanceamento e alinhamento, troca de peças, estética automotiva, limpeza de pneus, entre outras atividades, e inclusive venda de produtos. Algo que também pode ser um diferencial para o negócio, é um serviço 24h no local. Isso vai destacar a borracharia por atender os clientes que não possuem condições de ir ao estabelecimento dentro do horário comercial, ou quando surgir de fato uma emergência.  

Realize a venda de produtos

A venda de produtos é outra atividade que pode impulsionar o faturamento da borracharia. A oferta de produtos básicos como acessórios para carros, calotas, lâmpadas, óleo para motor, retrovisores, dentre outros, é uma ótima estratégia para aumentar as vendas. Principalmente para aqueles clientes que vão ficar à espera do reparo no estabelecimento. O posicionamento de produtos na área de atendimento ao cliente pode gerar novas oportunidades de venda à medida que se identificam as necessidades.  

Mantenha o treinamento da equipe em dia

Uma equipe bem treinada e preparada vai gerar credibilidade ao estabelecimento e aumentar a confiança do cliente para fechar a contratação do serviço. Não adianta manter uma estrutura atrativa, se não há uma prestação de serviço de qualidade. Por isso, é importante manter a equipe sempre atualizada, principalmente naqueles produtos que são entregues pelos fabricantes, isso garante a excelência no atendimento. Um ponto favorável é que com uma equipe capacitada e assertiva nos reparos, há possibilidade de aumentar valor do serviço sem reduzir a qualidade da prestação, já que o cliente confia nos profissionais.  

Invista em softwares de gestão

A borracharia também pode contar com um sistema de gestão, não só para auxiliar no faturamento e controle de estoque, mas para criar uma base de clientes que se possa manter um relacionamento, e assim gerar recorrência de atendimento e até possíveis indicações. Com os controles que o sistema proporciona, é possível lembrar o cliente sobre procedimentos como balanceamento, alinhamento, ou outros serviços que devem ser realizados periodicamente. Isso vai proporcionar uma boa experiência ao cliente, que sabe que pode contar com o estabelecimento para os cuidados do seu veículo.  

Utilize o marketing digital

O marketing digital pode ser um grande aliado para o aumento das vendas na borracharia. Com o amplo acesso as redes sociais nos dias de hoje, vale a pena manter a presença digital com dicas sobre os cuidados com o veículo, divulgação de promoções e até mesmo a prestação de novos serviços. Através das redes sociais também é possível levar informações sobre o lançamento de novos produtos e até mesmo casos de sucesso de alguns clientes. Essas são algumas dicas simples e que podem aumentar e muito o faturamento da sua borracharia. Lembre-se que é preciso se destacar em meio a concorrência. Além disso, a maioria dos clientes busca serviços na internet. Logo, manter uma presença digital também é um caminho para que sua borracharia seja diferenciada no mercado.  

Monte sua borracharia com a FVA

A FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos que atende auto center, borracharias e truck center localizados em todo o território nacional. Possuímos um amplo portfólio para atender todas as necessidades do seu estabelecimento para que você preste serviços de excelência e fidelize clientes. Para montar uma borracharia de sucesso, conheça as nossas soluções.   Esse artigo foi útil para você? Compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais informações como essa. Até a próxima!