Balanceamento de rodas: a importância de manter em dia
postado em 04/04/2022

Manter o balanceamento de rodas em dia é uma obrigação de qualquer motorista. Além de garantir o bom funcionamento do veículo e aumentar a vida útil dos pneus, é um procedimento que vai garantir a segurança da direção. O balanceamento de rodas deve estar na lista do proprietário para ser realizado de forma periódica ou sempre que houver necessidade. Afinal, ele resulta em diversos benefícios para o veículo e o condutor. Neste artigo abordaremos sobre a importância do balanceamento de rodas, sua periodicidade e os cuidados para realizar esse procedimento adequadamente. Aproveite sua leitura!  

A importância do balanceamento de rodas

  O balanceamento de rodas é um procedimento realizado nos pneus do veículo que consiste na distribuição de peso de forma igual para toda circunferência do pneu, bem como o jogo completo. É um dos tipos de serviços mais comuns oferecidos por auto centers e até mesmo borracharias. Deve fazer parte da lista de itens que precisam ser revisados periodicamente. Manter o balanceamento de rodas garante que o movimento dos pneus e o equilíbrio durante a rodagem fiquem estáveis. Quanto o carro necessita de balanceamento, ele apresenta alguns sinais que podem ser sentidos pelo condutor no momento da direção. Geralmente o veículo apresenta desequilíbrio em alguma das rodas, gerando peso durante a rodagem. O volante ou assentos também podem sofrer vibrações quando a velocidade do carro aumenta. É comum também a sensação de direção pesada, que é refletida no volante. Além do peso, é possível sentir que um lado é puxado mais que outro, que pode gerar desgastes desiguais nos pneus. Esses são alguns sinais de que o veículo precisa ser balanceado. Um veículo que não passa pelo balanceamento de rodas resulta no desgaste prematuro dos pneus, maior consumo de combustível e comprometimento dos sistemas de suspensão e direção. Vale lembrar que problemas como os citados acima colocam não só o condutor e seus passageiros em risco como também afeta a segurança do trânsito em geral.  

Quais as vantagens do balanceamento de rodas?

  Além das questões de segurança, o balanceamento de rodas garante diversos outros benefícios ao veículo. Para tanto, é um tipo de manutenção que pode ser efetuada tanto de maneira preventiva como corretiva. O ideal é que o proprietário do veículo se organize para que a revisão do veículo seja realizada de maneira periódica, como, por exemplo, a cada 6 meses ou após determinada quilometragem, como 6.000 a 10.000 km. Veículos mais antigos ou que trafegam em vias mais adversas, podem requerer o balanceamento em um período mais curto de tempo. Também pode ser interessante realizar o balanceamento antes ou após viagens longas. Deixar para realizar a manutenção quando o carro apresenta problemas, pode sair mais caro. Dentre as diversas vantagens em se realizar o balanceamento de rodas, podemos destacar:
  • Aumento do desempenho do veículo.
  • Maior conforto na direção.
  • Economia no consumo de energia.
  • Aumento da vida útil dos pneus.
  • Evita acidentes no trânsito.
Realizar o balanceamento de rodas com maior frequência evita que o condutor não precise adquirir um jogo de pneu antes do recomendado pelo fabricante ou por desgastes prematuros.  

Como é realizado o balanceamento de rodas?

  Para garantir um processo de balanceamento de rodas eficiente e que vai manter a segurança na direção é necessário trabalhar com profissionais qualificados que garanta a qualidade de seus serviços. Uma prática de muitos condutores é realizar o balanceamento juntamente com os processos de troca de óleo do carro. Essa é uma forma de organizar a revisão e manter o veículo com um bom desempenho. Para tanto, é interessante que ambos os procedimentos sejam efetuados com um profissional de confiança, que vai garantir com qualidade e eficiência nos serviços. A oficina, auto center ou até mesmo borracharia que trabalha com o balanceamento de rodas deve possuir um equipamento conhecido com balanceadora de rodas, que pode ser computadorizada. Esse equipamento é eficiente para auxiliar o profissional na identificação das diferenças de peso das rodas e realizar o procedimento mais rápido. O equilíbrio do peso entre as rodas é realizado com um produto chamado contrapeso. Geralmente fabricado em chumbo ou ferro, o contrapeso é um dispositivo autocolante aplicado nas rodas. Sua função é ajustar o equilíbrio e a distribuição igual de peso ao conjunto de rodas. Vale lembrar que o contrapeso pode se perder como o tempo de rodagem. Daí a importância de se realizar o balanceamento de rodas periodicamente. A atenção do condutor aos fatores citados acima quanto ao comportamento de veículo que necessita de balanceamento é outro ponto fundamental para garantir a segurança e desempenho do carro. Uma alternativa recomendada é realizar o rodízio de pneus. Na verdade, o rodízio se refere à inversão dos pneus entre os eixos traseiro e dianteiro. Essa é uma forma de manter o desgaste uniforme dos pneus, garantindo aumento de vida útil para todo o conjunto. O rodízio pode ser realizado a cada 10.000 km. É um procedimento eficiente, mas é importante ressaltar que não substitui o balanceamento de rodas. Mesmo com a utilização do rodízio, o balanceamento de rodas é um procedimento indispensável para qualquer veículo, não só para gerar economia de manutenção e combustível, como também aumentar a segurança de todos os envolvidos no trânsito.  

FVA é especialista em produtos para balanceamento de rodas

  Com ampla experiência no atendimento de borracharias, auto centers e auto trucks, a FVA é uma especialista em soluções eficientes para balanceamento de rodas. Seu vasto estoque de produtos e ferramentas destacam a FVA no mercado automotivo por ser uma empresa que prima pela qualidade e excelência em produtos e serviços. Fale com a FVA e adquira as melhores soluções do mercado para balanceamento de rodas.   O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades do setor automotivo. Até a próxima!